Cotidiano

Motoqueiro de 70 anos percorre áreas devastadas para ajudar sobreviventes de terremoto na Itália

italia.jpgROMA ? Ele tem 70 anos e não se preocupou com a idade avançada ao decidir ajudar sobreviventes do terremoto na Itália na última quarta-feira. O ex-motorista de ônibus Giuseppe Bibi se juntou a um grupo de 30 motoqueiros e começou a percorrer áreas devastadas, onde não é possível chegar com ambulância.

? O pior é ver a dor das pessoas. Os terremotos são mais ou menos iguais. Os primeiros três ou quatro dias são os mais difíceis: estradas fechadas, impossibilidade de se mover ? relatou Bibi ao jornal espanhol ?El Mundo?.

Os motoqueiros tentam chegar aos lugares mais remotos.

? Ajudamos o Exército ou a Guarda Florestal a encontrar rotas alternativas para o transporte de medicamentos, água, cobertores e tudo que as pessoas que ficaram isoladas em algum povoado ou não querem deixar sua casa ? explicou Damiano Incaini, um dos motoqueiros e voluntário da Defesa Civil.

Esta não é a primeira vez que Bibi sobe em sua moto para ajudar vítimas de abalos sísmicos. Segundo ele, a primeira foi em um terremoto em 1976. Depois, Bibi também prestou assistência a comunidades nos tremores que causaram estragos nas regiões da Úmbria e Marche, em 1997.

O terremoto de magnitude 6,2 atingiu a região central da Itália, deixou quase 300 mortos e mais de 400 feridos.