Cotidiano

Mostra inédita sobre Matisse chega à África do Sul

RIO ? Pela primeira vez na história, o continente africano irá receber uma mostra de Henri Matisse, um dos pintores mais importantes do século XX.

A exposição, que será sediada na Standard Bank Gallery em Joanesburgo, na África do Sul, terá mais de 80 peças, incluindo uma pintura que aponta para a forma como o continente inspirou Matisse e seu contemporâneo, Pablo Picasso.

“Henri Matisse: Rhythm and Meaning”, como foi batizada a exibição, também incluiu desenhos do artista francês, além de um de seus primeiros desenhos como um estudante e uma de suas pinturas finais, concluída pouco antes de sua morte em 1954.

“Ele colecionava muitos objetos de arte africana, principalmente máscaras e figurinos da África central e ocidental”, disse Federico Freschi, decano de arte na Universidade de Joanesburgo e co-curador da mostra que terá início no dia 17 de setembro.

“Matisse também colecionou uma série de tecidos africanos. Ele tinha um interesse particular por tecidos”, afirmou Freschi.

A maioria das obras que serão exibidas foram emprestadas pelo Museu Matisse em Le Cateau-Cambrésis, cidade onde o artista cresceu. Outros vieram da Galeria de Arte de Joanesburgo, do Museu Matisse em Nice, da família Matisse e coleções particulares.