Cotidiano

Morto em operação, cão policial é enterrado em cerimônia oficial na Lituânia

enterro-cachorro-lituania.jpg

VILNIUS ? O cachorro Ramzis, que participava de operações da polícia de fronteira da Lituânia, foi enterrado nesta quarta-feira em uma cerimônia oficial da corporação. Com apenas 3 anos de idade, o pastor-alemão foi morto em uma ação contra o contrabando no limite com a Rússia e gerou comoção no país, com repercussão na imprensa e campanhas de arrecadação de fundos para a construção de um monumento em sua homenagem.

A cerimônia funerária, na cidade de Pagegiai, teve honraria oficial e contou com salva de tiros. Uma urna com as cinzas do corpo cremado de Ramzis foi carregada por policiais. O cão morreu em operação no último dia 27 de setembro.

cachorro.jpg

Em uma página no Facebook, ?Pareigünas Ramzis – In memoriam?, com mais de 5 mil curtidas, internautas dividem fotos e informações sobre o cachorro, além de fazerem campanha pela doação de dinheiro para a construção do monumento. ?Obrigada por seu serviço à pátria?, ?Respeito para o oficial durante a execução de seu dever? e ?Descanse em paz, amém?, escreveram os internautas na página.

Um pequeno museu na cidade de Pagegiai receberá fotos, objetos e informações sobre a vida de Ramzis.