Política

Mortes na UPA vão virar boletins de ocorrência

Duas mortes registradas na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Bairro Veneza vão virar boletins de ocorrência, registrados na Delegacia de Homicídios de Cascavel.

Um deles, inclusive, já foi registrado pelo vereador Fernando Hallberg ontem. As duas vítimas morreram na última segunda-feira. Uma delas, Elisia Massaneiro dos Santos, ficou 19 dias internada na UPA Veneza. De acordo com a Secretaria de Saúde de Cascavel, a paciente, de 85 anos, teve um acidente vascular cerebral e estava aguardando leito hospitalar. Ela estava clicada na Central de Leitos havia 19 dias.

Joana Secco ficou oito dias internada na mesma unidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, ela teve uma doença obstrutiva pulmonar crônica e estava clicada na Central de Leitos havia oito dias. As duas deram entrada na unidade em estado grave e os leitos não foram disponibilizados.

E a lista de quem fica em uma UPA por mais de 24 horas aguardando por uma vaga em hospital é vasta. Conforme o vereador, diversos casos surgiram neste ano e a intenção é responsabilizar o Estado por omissão. “Não podemos ficar parados achando que isso é normal. Vamos pegar todos esses casos em que o atendimento demora mais que o preconizado pelo Ministério da Saúde, de 24 horas, e vamos levar à investigação para penalizar os responsáveis”, afirma.

Ações

De acordo com a Secretaria de Saúde de Cascavel, uma das ações para melhorar o atendimento dos pacientes é a aquisição do Hospital Jacomo Lunardelli, que a princípio vai abrigar a estrutura da UPA Brasília, que passará por reformas. Depois, em médio prazo, o Jácomo passará a ser o Hospital Municipal, dando suporte aos pacientes que aguardam leitos nas UPAs.

Outro lado

A Secretaria de Saúde do Estado se pronunciou dizendo que, com relação aos casos citados, a pasta ainda não foi notificada. “São 1.890 leitos de UTI no Paraná e, quando a Central de Regulação do Estado é acionada, a busca contempla todos esses leitos”, informou em nota.