Cotidiano

Morte de Teori: veja o que é verdade e o que é mentira nas redes sociais

RIO ? Várias questões, nem sempre verdadeiras, circulam pelas redes sociais desde a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki quinta-feira, na queda de um avião em Paraty (RJ). A profusão de informações não comprovadas fez até com que o filho do ministro, o advogado Francisco Zavascki, fizesse um alerta neste domingo para a criação de perfis falsos em nome dele na internet. Ele pediu cuidado ao que outras pessoas estão escrevendo como se fosse ele e pediu ajuda aos amigos para denunciar os perfis falsos. O GLOBO levantou algumas das questões que circulam pela internet para esclarecer o que é verdade e o que é mentira. Leia abaixo:

O filho de Teori disse que o pai sofreu um atentado?

Não. O advogado Francisco Zavascki afirmou não ter dúvidas de que ?muitas pessoas comemoraram? a morte do seu pai, chegou a comentar a possibilidade de um atentado, mas evitou colocar essa suspeita como principal hipótese.

? Motivos têm vários (para não ser um acidente). Com certeza, pelas pessoas envolvidas nesses processos (relacionados à Lava-Jato), nas delações que estavam por vir, e nos interesses envolvidos. Com certeza, não tenho a menor dúvida de que muita gente comemorou ontem (quinta) ? disse Francisco.

Em outro momento, ele comentou:

? Eu acho que se, e deixo um ?se? bem grande, se aconteceu alguma coisa que não uma tragédia, com certeza não é de alguma pessoa que fez uma ameaça anterior, (ela) não ia passar o recibo antes de cometer o ato.

O filho de Teori postou mensagem sobre ameaças para frear a Lava-Jato antes do acidente?

Sim. Uma mensagem postada em maio de 2016 por Francisco Zavascki, voltou a circular nas redes sociais após a morte do ministro. No post, que já foi apagado, ele dizia: “É óbvio que há movimentos dos mais variados tipos para frear a Lava Jato. Penso que é até infantil que não há, isto é, que criminosos do pior tipo (conforme MPF afirma) simplesmente resolveram se submeter à lei! Acredito que a Lei e as instituições vão vencer. Porém, alerto: se algo acontecer com alguém da minha família, vocês já sabem onde procurar…! Fica o recado!?

O avião tinha caixa-preta?

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que foi encontrado nos destroços da aeronave que caiu em Paraty um gravador de voz da aeronave. Ainda não há informações sobre o estado do aparelho ou se ele sofreu algum dano com o acidente. É preciso ainda confirmar se o equipamento estava ligado e se teria gravado conversas do voo da tragédia

No entanto, segundo as regras de segurança da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o modelo da aeronave que caiu em Paraty, um King Air C90GT, não era obrigada a ter qualquer equipamento de gravação de dados ou voz.

Havia documentos dos processos da Lava-Jato no avião?

Não há informações sobre isso.

Um ?sargento? deu orientações erradas ao piloto?

Não há registro sobre a veracidade desta informação. Mensagem compartilhada pelo Whatsapp cita um suposto sargento que teria orientado, por meio de rádio, o piloto do avião a descer em Paraty a uma altura não recomendável. Segundo a mensagem, essa orientação teria levado a aeronave a cair, e o suposto sargento chegou a ser preso. Mas, ainda segundo a mensagem, foi solto em tempo recorde com base em liminar emitida pelo ministro do STF Ricardo Lewandowski.

Quais as circunstâncias da queda?

O bimotor de prefixo PR-SOM decolou com o ministro Teori e mais quatro pessoas do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, por volta das 13h, e tinha Paraty como destino. Antes das 14h, porém, a aeronave caiu no mar próximo a Ilha Rasa, em condições climáticas desfavoráveis e com pouquíssima visibilidade, de acordo com o relato de testemunhas.

A região Costa Verde, onde o avião caiu, tem histórico de acidente que vitimaram políticos e outras personalidades. O caso de maior repercussão no aconteceu em 12 de outubro de 1992, quando o helicóptero que transportava o deputado Ulysses Guimarães e sua mulher, Mora, caiu no mar próximo a Angra dos Reis, provavelmente entre Paraty e Ubatuba, litoral norte paulista.

Qual era a situação da aeronave?

O avião estava com todas as licenças em dia. E o piloto Osmar Rodrigues, de 56 anos, estava acostumado a conduzir a aeronave. Ele já utilizava o bimotor com matrícula PR-SOM havia pelo menos seis anos.

Quem conduzirá as investigações?

O caso é investigado pela Força Aérea Brasileira (FAB), pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, e Estadual, além da Polícia Civil. Parte dos investigadores trabalhou na apuração da queda do avião que vitimou o ex-governador Eduardo Campos, em Santos (SP), em plena campanha presidencial de 2014.