Cotidiano

Morte de Teori é destaque na imprensa internacional

bbc.jpgRIO – Os sites de importantes jornais estrangeiros deram destaque para a notícia da morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavaski nesta quinta-feira. A imprensa internacional ressaltou a trajetória de Teori no Supremo e seu papel, como relator no tribunal, nas investigações da Operação Lava-Jato.

Teori Zavascki – MORTE

O espanhol “El País” enfatizou a importância de Teori na “macrooperação que revelou centenas de casos de desvios de recursos públicos e pagamento de propina entre a classe política”. Também abordou a homologação da delação da empreiteira Odebrecht, com cerca de 800 depoimentos de 77 executivos. O jornal diz ainda que a delação deverá citar “centenas de políticos, incluindo os núcleos do atual governo, de Michel Temer, e o do anterior, de Dilma Rousseff”.

Já a britânica “BBC” afirma que Teori supervisionava uma “investigaçao massiva” sobre a Petrobras. Também diz que o escândalo de corrupção “abalou o Brasil” e gerou uma crise política no país nos últimos dois anos.

A morte do ministro do Supremo chegou a ser a manchete da versão online do jornal argentino “La Nación”. A publicação também enfatiza que Teori era encarregado de analisar as delações dos executivos da Odebrecht e cita o luto oficial de três dias decretado pelo presidente Michel Temer.

A delação da Odebrecht ganhou destaque na imprensa internacional principalmente após a empreiteira fechar um acordo de leniência com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e admitir pagamento de US$ 1 bilhão (R$ 3,3 bilhões) em propina a autoridades de 12 países.

la nacion.jpg