Esportes

Morte de onça em revezamento da tocha repercute no exterior

OLY-2016-RIO-OLYMPIC TORCH-JAGUAR-GID2PBMUD.1.jpg

A morte de uma onça durante o revezamento da tocha olímpica em Manaus, no Amazônias, gerou grande repercussão na imprensa internacional. O animal foi abatido por militares na última segunda-feira depois de ter escapado do Centro de Instrução de Guerra na Selva e atacado um militar mesmo após ser atingida por um tranquilizante.

A morte do animal foi destacado por “BBC”, “Daily Mail”, “Independent” “Metro” e “Sky News” na Inglaterra. Nos Estados Unidos, “Time”, “CNN”, “Chicago Tribune” e “Wall Street Journal” também comentaram o caso; Assim como a agência de notícias russa “RT”.

A ?BBC? citou que Juma, a onça de 17 anos, que os o Comitê Rio-2016 admitiu o erro e destacou um comunicado da organização PETA, que defende os animais.

?Quando vamos aprender? Animais selvagens mantidos em cativeiro e forçados a fazer coisas que são assustadoras, algumas vezes dolorosas, são sempre bombas-relógio naturais?, disse o PETA.

O ?Daily Mail? lembrou que o animal foi morto logo depois de ter sido fotografado ao lado da tocha. E que o símbolo dos militares do Brasil é uma onça.

?Após o evento, o animal foi levado para uma jaula, mas escapou. Uma equipe de veterinários tentou recapturá-la atirando tranquilizantes, mas eles não fizeram efeito imediato e ela esteve perto de atacar um soldado?, disse o jornal.

SÍMBOLO DO TIME BRASIL

Na Austrália, a rede de televisão ?ABC? citou que a onça é um símbolo do Time Brasil nas Olimpíadas. O Comitê Olímpico do Brasil admitiu o erro ao usar o animal no revezamento.

?Erramos ao permitir que a Tocha Olímpica, símbolo da paz e da união entre os povos, fosse exibida ao lado de um animal selvagem acorrentado. Essa cena contraria nossas crenças e valores?, disse o comitê em nota.