Cotidiano

Morte de macaco preocupa

A morte de um macaco fêmea no último domingo (11) no Lago Municipal de Cascavel levou a Vigilância em Saúde Ambiental a promover uma varredura no local para identificar outras mortes de animais, o que não se confirmou. Apesar de não existir registros de febre amarela urbana – apenas silvestre – no Brasil, a varredura é protocolar para tentar descobrir as causas da morte do animal.

Segundo o secretário de Saúde, Rubens Griep, mortes de macacos são considerados “eventos importantes porque pode assinalar alguma doença”. O animal não tinha sinais de agressão.

Os veterinários recolheram o corpo do animal e realizaram autopsia. O material colhido foi encaminhado ao Lacen (Laboratório Central do Estado) e o resultado dos exames deve estar pronto até o fim de semana. A área continuará sendo monitorada pela Secretaria de Saúde.

Segundo Griep, a partir de agora será feita uma varredura mais ampla. Assim como a dengue e outras doenças, a febre amarela também é transmitida pelo Aedes aegypti. O macaco não transmite a doença, ma pode ser contaminado pelo mosquito.

Limpeza

O secretário reforça sobre a importância de manter lotes e quintais limpos, sem acúmulo de água. “Como nós estamos em uma época de muito calor e muita chuva, o destaque precisa ser feito no sentido de que as pessoas redobrem os cuidados em seus domicílios, em seus quintais, em relação ao acúmulo de água”, diz.

Griep lembra que na região do Lago Municipal o último LirAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti) foi elevado.

Vacina

O Paraná possui em seu programa de vacinação a vacina contra a febre amarela que é realizada aos nove meses de idade. “Todas as pessoas que nasceram em Cascavel ou no Paraná, muito provável já estejam vacinadas. O que a gente pede é que as pessoas busquem as suas carteiras de vacinação, identifiquem se tem ou não o registro de vacina da febre amarela e em caso de dúvidas busque a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Só serão imunizadas as pessoas que ainda não receberam a dose, que é um número muito pequeno na nossa região.”

Febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Sintomas

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença.