Cotidiano

Morte de macaco por febre amarela preocupa cidade do interior de SP

SÃO PAULO ? Após a morte de dois macacos na zona rural de Marapoama, interior de São Paulo, a prefeitura da cidade intensificou a vacinação contra a febre amarela e realizou um bloqueio preventivo do local onde um dos animais foi encontrado. A morte de um dos macacos foi confirmada pela doença. A causa da morte do segundo animal não foi definida em razão do estado em que ele foi encontrado.

O objetivo das medidas é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e imunizar a população antes que a doença se espalhe. O mosquito é responsável pela transmissão de doenças como a dengue, febre amarela, zika e chikungunya. A medida foi tomada em parceria entre a prefeitura e a Sueprintendência de Controle de Endemias (Sucen). No último sábado, os trabalhos envolveram a aplicação de inseticida com equipamento manual em todas as residências da área de bloqueio.

Além do bloqueio, a Prefeitura também intensificou a aplicação de vacinas contra a febre amarela desde sexta-feira por decisão da Secretaria Estadual da Saúde após a confirmação da febre amarela como motivo da morte de um dos macacos encontrados na cidade. Apesar das precauções tomada, a existência do vírus não foi confirmada pela coordenadora municipal de Saúde, Vanessa Meneguesso. A prioridade na cidade é a vacinação de moradores da zona rural e de pessoas que vivem próximo a matas, onde o risco é maior, sobretudo na área onde um dos macacos foi encontrado. ?Isso tudo é para manter a população prevenida, caso o problema aumente nas próximas semanas?, afirmou o prefeito Márcio Perpétuo Augusto.