Cotidiano

Morte de jovem negro sob custódia policial desata violentos protestos na região de Paris

EUROPE-ATTACKS_NICE-PARISPARIS ? Nove pessoas foram detidas na segunda noite consecutiva de violências no departamento de Val d’Oise, a cerca de 40 quilômetros de Paris, depois da morte de um jovem negro que estava sob custódia policial . No fim da madrugada, a situação já era tranquila, segundo o diretor de gabinete do prefeito de Val-d’Oise, Jean-Simon Mérandat.

As nove pessoas foram detidas ao longo da noite por manifestações armadas, incêndios voluntários e por jogar objetos contra as forças de ordem. Quinze veículos foram queimados e houve mais de 15 pequenos incêndios na localidade.

Os atos de violência foram protagonizadas por 200 pessoas e atingiram localidades vizinhas de Beaumont-sur-Oise, Persan e Bruyères-sur-Oise. Os manifestantes jogaram um coquetel molotov em uma creche e contra um edifício da prefeitura.

Merandat disse à rádio pública France Info que ninguém se feriu na segunda noite de confrontos. Na primeira, cinco policiais ficaram feridos após serem baleados por manifestantes.

O tumulto aconteceu por causa da morte de Adama Traore, de 24 anos, no momento em que era preso na terça-feira. Ele era suspeito de um caso de extorsão, mas, segundo uma fonte próxima à investigação, o verdadeiro suspeito era seu irmão.

Segundo o promotor da República de Pontoise, Yves Jannier, Adama sofreu um desmaio durante o trajeto para a delegacia. Os bombeiros foram chamados, mas não conseguiram reanimá-lo.

Os moradores do bairro de Boyenval de Beaumont-sur-Oise, onde ocorreram os distúrbios que se seguiram à morte de Adama, rejeitam a versão de parada cardíaca.

A polícia abriu uma investigação interna, além da judicial. Os resultados da necropsia do corpo devem ser conhecidos em breve.

Autoridades francesas não relacionaram as tensões na área ao ataque mortal na cidade de Nice na semana passada, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI).