Esportes

Morte de ciclista iraniano será investigada

Golbarnezhad2.jpgA morte do cicilista iraniano Bahman Golbarnezhad, que caiu na descida de Grumari, durante a primeira volta da prova de ciclismo de estrada, na categoria C4-5, será investigada. Representantes do Comitê Paralímpico Internacional, do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Paralímpico do Irã concederam entrevista coletiva na noite de sábado para esclarecer destalhes sobre o acidente fatal.

— Foi o primeiro óbito que aconteceu durante os Jogos Paralímpicos. Vamos produzir um relatório com as autoridades e avaliar o que poderá ser feito no futuro — disse Philip Craven, presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

O paratleta faleceu neste sábado, por volta das 11h30m. Ele caiu com a bicicleta para fora do trajeto e bateu a cabeça em uma pedra, sofrendo traumatismo craniano. Foi socorrido e levado para um hospital na Barra da Tijuca, mas, após uma parada cardíaca, já chegou morto ao local.

— Após o acidente, uma investigação foi iniciada imediatamente sobre o caso. Vamos analisar todos os dados – reforçou Craig Spence, diretor de comunicação do IPC.

Golbarnezhad4.jpgEventuais interferências na condução da bicicleta pelo iraniano serão consideradas.

— Vamos fazer uma investigação ampla, para saber por que o atleta perdeu o controle da bicicleta e saber se houve alguma interferência para o acontecimento desse acidente — disse Mario Andrada, diretor-executivo de comunicação da Rio-2016.

João Grangeiro, diretor médico do comitê organizador dos Jogos Olímpicos, destacou que o iraniano foi atendido de forma adequada:

Iraniano morre após grave acidente durante prova de ciclismo de estrada

— O atleta foi resgatado no momento correto, recebeu atendimento dentro da ambulância, com capacidade de atendimento de UTI, e de acordo com os padrões internacionais.

O secretário geral do Comitê Paralímpico Nacional do Irã, Masoud Ashrafi, deu detalhes sobre como a delegação recebeu a notícia:

Golbarnezhad1.jpg— No laudo que nos foi fornecido, constava que ele já tinha participado da prova por 35 km, feito boa parte de um circuito íngreme e, em uma curva fechada, ele perdeu o controle da bicicleta, acabou atingindo o muro de limitação da área da prova, caindo do lado de fora do circuito. Dois minutos depois, chegou a ambulância e imediamentanente os primeiros socorros foram prestados. Houve uma parada cardíaca já dentro da ambulância e, durante 45 minutos, fizeram procedimentos para ressuscita-lo.

Golbarnezhad nasceu na cidade de Shiraz e tinha 48 anos. Ele era casado com uma atleta paralímpica da seleção de basquete feminino em cadeira de rodas do Irã (que não se classificou para os Jogos) e deixa dois filhos.

IRANIANOO ciclista conhecia o percurso, pois havia disputado outra prova da modalidade, pela mesma categoria, a do contrarrelógio, na última quarta-feira. Terminou na 14ª colocação. Ele disputou também a Paralimpíada de Londres-2012, terminando em 23º lugar na prova de estrada.

Segundo informações da ficha do atleta no site oficial do Comitê Paralímpico Internacional, seu sonho era ganhar uma medalha de ouro no Rio.

A bandeira do Irã ficou a meio mastro na Vila dos Atletas, assim como no Riocentro, durante a final do vôlei sentado (entre Irã e Bósnia Herzegovina) e na cerimônia de encerramento no Maracanã.

— Queremos levar o corpo para o Irã amanhã (neste domingo) – informa.

Golbarnezhad3.jpgCIRCUITO CONHECIDO

Piers Jones, diretor de esportes da União Ciclística Internacional (UCI), garantiu que o circuito não oferecia risco aos atletas.

— O ciclismo de estrada acontece possui equipamentos em todo o circuito baseado em avaliação de risco, para que os atletas estejam em segurança. Mas estamos coletando o máximo de informações possíveis com as pessoas que participaram da prova. Acho que será questão de dias para divulgarmos mais informações. O local do acidente não é a descida mais rápida do circuito, mas vamos investigar isso também.

Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e da Rio-2016, lamentou o acidente:

— É um momento trágico. Expressamos o nosso mais profundo sentimento à família do atleta e nossos pêsames a todos os membros da delegação e ao povo iraniano.

Na mesma prova neste sábado, os atletas Yehor Dementyev, da Ucrânia, e Alistair Donohoe, da Austrália, também se envolveram em um acidente. Os dois passam bem. Na prova, o brasileiro Lauro Chaman conquistou a prata.