Policial

Morte de assaltante gera onda de ataques a ônibus

Quatro ônibus do transporte coletivo e um veículo foram incendiados em menos de 24 horas

Cascavel – Quatro ataques a ônibus do transporte coletivo, um na madrugada, dois na tarde e outro na noite de ontem, assustaram a população do Bairro Santa Cruz, do Alto Alegre e do Quebec, pondo as forças policiais de Cascavel em alerta. Os atentados seriam uma represália à morte de um adolescente de 15 anos, durante uma tentativa de assalto na noite de domingo, no Bairro Tropical.

Após o primeiro ataque, na Rua Carajás, ainda na madrugada de ontem, um rapaz de 26 anos morreu em confronto com a Polícia Militar. Cleiton Rafael Pastre estava armado e reagiu à abordagem. O suspeito chegou a ser atendido pelo Siate, mas não resistiu. Cleiton seria familiar de Guilherme de Freitas, morto no assalto.

No meio da tarde, quatro criminosos armados entraram em um ônibus, na Rua Brusque, e obrigaram o motorista e os passageiros a descerem. Eles jogaram gasolina no interior do veículo e atearam fogo, fugindo logo em seguida. Com auxílio de um extintor, o condutor do coletivo evitou que as chamas se alastrassem.

“Um deles chegou, colocou a arma na minha cabeça e mandou todo mundo descer. Os outros foram jogando gasolina e tacaram fogo”, comentou o motorista.

“Eu achei que era um assalto, mas de repente eles mandaram a gente descer do ônibus. Eles ameaçaram matar se a gente não olhasse para o chão”, relatou uma passageira.

Minutos após o ataque, quatro suspeitos foram detidos pela PM na Rua Tito Muffato. Eles estavam em uma lanchonete quando foram abordados e foram encaminhados para a 15ª SDP (Subdivisão Policial), para reconhecimento, mas a participação deles nos crimes não se confirmou.

No fim da tarde mais uma ocorrência, só que desta vez no Bairro Alto Alegre. Neste caso o coletivo ficou totalmente destruído. Ninguém se feriu.

Relatos de populares davam conta que dois suspeitos armados invadiram o carro e pediram para que todos descessem. Eles jogaram gasolina no veículo e atearam fogo. Um dos suspeitos foi preso em flagrante com a arma que teria sido usada para ameaçar os ocupantes do veículo. Outro suposto envolvido foi preso pouco tempo depois pelo GDE (Grupo de Diligências Especiais), atrás da Univel, no Bairro Santa Cruz.

Por volta das 20h30 mais um ônibus foi incendiado. Desta vez o ato foi registrado na Rua Aparecida dos Portos, no Jardim Quebec, na região do Bairro XIV de Novembro. Não houve registro de feridos e até o fechamento desta edição não havia a informação se os criminosos haviam sido presos.

AMEAÇAS

Ainda durante a tarde de ontem as duas companhias de transporte coletivo de Cascavel – Pioneira e Capital do Oeste – registraram um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil. As empresas teriam recebido informações sobre a ameaça de novos atentados a ônibus. Imagens de câmeras de segurança no interior dos veículos foram repassadas à polícia e devem auxiliar nas investigações.

A polícia também vai investigar uma possível ligação dos suspeitos com organizações criminosas como o PCC (Primeiro Comando da Capital)

Tentativa de assalto

Guilherme de Freitas, de 15 anos, foi morto por um policial federal ao invadir uma residência localizada no Bairro Tropical. O adolescente e outros dois indivíduos tentavam praticar um assalto quando foram surpreendidos. Guilherme foi baleado e os outros dois conseguiram fugir. Douglas Gonçalves Santos, de 18 anos, foi detido pela Polícia Civil horas mais tarde – ele teria sido reconhecido pelas vítimas. Até o fechamento desta edição, o terceiro assaltante não havia sido localizado. Suspeita-se que seria Cleiton Rafael Pastre, também morto em confronto com a Polícia Militar, mas essa informação não foi confirmada.