Cotidiano

Morte de amigo no Afeganistão pode ter motivado atacante na Alemanha

MUNIQUE ? O jovem afegão de 17 anos que atacou passageiros com um machado em um trem na Baviera pode ter agido motivado pela morte de um amigo no Afeganistão. O atacante não teve a identidade revelada pelas autoridades, mas foi identificado como Muhammad Riyad em um vídeo divulgado pelo Estado Islâmico.

De acordo com o procurador da cidade de Bamberg, Erik Ohlenschlager, o jovem ? que teria ficado abalado ao receber a notícia sobre a morte de um amigo durante o fim de semana ? entrou no trem na cidade de Wuerzburg, armado com uma faca e um machado, e encontrou a empregada do abrigo no qual viveu até se mudar com um família há duas semanas. Ela o reconheceu e o cumprimentou, mas ele não a respondeu e passou a outro vagão.

? Lá, entrou em um dos banheiros, sacou suas armas e sem qualquer advertência passou a atacar os passageiros ? Ohlenschlager.

O jovem chegou à Alemanha desacompanhado há dois anos e entrou com um pedido de asilo em março. Durante a maior parte de seu período no país, viveu em um abrigo, antes de ser acolhido por uma família há duas semanas. Investigadores encontraram uma bandeira do Estado Islâmico pintada à mão, além de cartas nas quais o jovem afirma que irá ?matar infiéis? e pede a seus parentes que ?rezem por sua alma?. De acordo comas autoridades, pessoas próximas ao agressor o descrevem como ?alguém tranquilo e discretamente religioso?.

Mais de um milhão de pessoas pediu asilo na Alemanha no ano passado, cerca de 150 mil delas, oriundas do Afeganistão. Ao contrário de nações vizinhas como França e Bélgica, o país não foi alvo de grandes ataques terroristas, o que, ainda assim, não impediu que uma onda de xenofobia se espalhasse pelo país, somando-se à chuva de críticas recebida pelo governo da chanceler Angela Merkel.