Cotidiano

Morre Sandy Pearlman, produtor do Blue Öyster Cult e The Clash

Sandy Pearlman.jpgRIO ? O produtor, empresário e executivo Sandy Pearlman morreu na última terça-feira, sete meses após sofrer um acidente vascular cerebral. Pearlman ficou conhecido por produzir o segundo álbum de estúdio do The Clash, “Give’em enough rope” (1978), além de ser um dos criadores da banda Blue Öyster Cult, que ele esperava ser uma resposta americana ao Black Sabbath. A notícia foi dada por Robert Duncan, amigo do produtor.

A parceria com o Blue Öyster Cult foi intensa: além de produzir nove dos catorze álbuns de estúdio da banda, ele ainda cedeu diversos poemas para serem musicados, incluindo “Astronomy”, de “Secret treaties” (1974). Pearlman também atuou como crítico musical e fundou o site “e-music.com”, que, no final dos anos 1990, vendia músicas em formato mp3.

Professor das universidade McGill e de Toronto, no Canadá, ele foi descrito pelo diretório de produtores da revista Billboard como “o Hunter Thompson do rock, um produtor gonzo de intelecto ardende e vasta visão”. Pearlman também é creditado como o inventor da expressão “heavy metal”, que teria criado quando escrevia para a revista “Crawdaddy”, no começo dos anos 1970.

Indiretamente, o produtor foi responsável por um dos quadros de maior sucesso do humorístico “Saturday Night Live”. Com Will Ferrell ainda no elenco, a esquete mostra uma banda no estúdio gravando “(Don’t Fear) The Reaper”, um dos maiores sucessos do Blue Öyster Cult. O produtor, interpretado por Christopher Walken, pede que a banda deixe o som do sino tocado por Ferrell cada vez mais alto (“estou com febre. E o único remédio é mais sino”, diz o personagem). Veja um trecho:

Cowbell, do Saturday Night Live (música do Blue Öyster Cult)