Cotidiano

Morre primeiro soldado turco na Síria

MIDEAST-CRISIS_SYRIA-TURKEYDAMASCO ? Um soldado turco morreu e três ficaram feridos, neste sábado, no norte da Síria ? nos arredores da cidade síria fronteiriça de Jarablos, tomada na última quarta-feira pelos rebeldes apoiados por Ancara. O soldado é a primeira vítima mortal da ofensiva turca no país vizinho. A Turquia decidiu entrar no país vizinho e se misturar no conflito para contribuir com a derrota do grupo extremista Estado Islâmico (EI) e frear as milícias curdas ? acusadas por meios oficiais, de estar por trás dos ataques. Turquia_2708

Alguns tanques turcos foram atacados com foguetes ? os projéteis vinham da área controladas pelas Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG). Uma autoridade do governo semi-autônomo curdo na Síria havia confirmado que grupos combatentes locais ?estavam participando de combates nas imediações de al-Amarné contra tanques turcos?.

Durante a noite, grupos curdos lançaram quatro foguetes contra o aeroporto de Diyabakir, no Sul, sem deixar vítimas. Os foguetes caíram perto de um posto de controle policial. Os turcos revidaram atacando alvos do YPG, segundo a agência Anadolu.

Mais cedo, o enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, exigiu das partes em conflito um posicionamento para a tarde deste domingo sobre a instauração de uma trégua humanitária de 48 horas em Aleppo, um plano apoiado pela Rússia. Neste sábado, ao menos 15 civis morreram e vários ficaram feridos por dois barris de explosivos lançados pelo regime sírio sobre um bairro rebelde desta dividida cidade do norte do país, de acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Negociações entre EUA e Moscou

Os novos enfrentamentos ocorrem apenas um dia depois do anúncio por parte de Washington e Moscou ? que apoiam diferente lados na Síria ? de avanços para chegar a um cessar-fogo.

? Os tanques turcos avançaram até os arredores da localidade de al-Amarné, na província de Aleppo, ao sul da fronteira, e, então, explodiram os combates entre eles e os combatentes apoiados pelas forças curdas ? informou à AFP Abdel Rahman, diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

A cidade fica a apenas 8 quilômetros de Jarablos, onde os rebeldes continuavam varrendo a cidade em busca de explosivos deixados pelo EI.

?Aviões turcos bombardearam nossas posições nesta manhã no sul de Jarablos e na aldeia de Til Emarne, onde vivem civis?, anunciou em um comunicado o Conselho militar de Jarablos, vinculado às Forças Democráticas Sírias (FDS), pró-curdos. ?Com esta agressão se abre uma nova fase do conflito na região?.

O governo turco, em permanente conflito com os curdos em seu território, vê com preocupação a ideia de que os curdos sírios formem um cinturão de territórios em sua fronteira, o que ameaçaria a segurança daquele país. Na Turquia, as forças de segurança sofrem ataques frequentes por parte do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), enquanto o Exército combate os rebeldes curdos com grandes e contundentes operações nas zonas de maioria curda do país.

Enquanto isso, o regime sírio retomou o controle completo de Daraya, antigo reduto rebelde próximo a Damasco sitiado pelo Exército há quatro anos, após a evacuação dos últimos insurgentes e os civis que restavam na cidade.