Cotidiano

Morre presidente do Uzbequistão, segundo fontes diplomáticas

201609020616085467_RTS.jpg TASHKENT ? Fontes diplomáticas afirmam nesta sexta-feira que o presidente do Uzbequistão, Islam Karimov, morreu após sofrer um derrame. Na véspera, o governo havia confirmado que sua saúde estava em estado crítico, após ter sido hospitalizado no sábado. Caso confirmada, a morte do mandatário aos 78 anos deixará a nação asiática de 32 milhões de pessoas sem um sucessor óbvio. O premier turco, Binali Yildirim, enviou condolências ao país.

? Sim, ele morreu ? afirmou uma das três fontas diplomáticas que confirmaram o falecimento de Karimov à agência Reuters.

Há muito criticado pelo Ocidente e por grupos de direitos humanos pela sua liderança autoritária, o presidente governo o Uzbequistão desde 1989. Primeiro, foi o chefe do Partido Comunista local e mais tarde, presidente da então recentemente independente república a partir de 1991.

O primeiro-ministro turco foi o primeiro líder da comunidade internacional a oferecer condolências pela morte de Karimov, cuja ex-república soviética tem laços étnicos, culturais e linguísticos com a Turquia.

O presidente não designou um sucessor. Analistas dizem que a transição do poder provavelmente será decidida a portas fechadas por um pequeno grupo de altos funcionários e familiares de Karimov. Caso eles não consigam chegar a um consenso, no entanto, uma confrontação aberta poderia desestabilizar o Uzbequistão, que divide a fronteira com o Afeganistão e se tornou um alvo para combatentes islâmicos.