Cotidiano

Morre Orival Pessini, o criador de Fofão e Patropi, aos 72 anos

orival_pessini.jpgRIO ? O ator Orival Pessini, famoso por criar personagens icônicos da televisão brasileira, como Fofão e Patropi, morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 72 anos, em São Paulo.

Segundo informações da coluna de Patrícia Kogut, ele estava internado no Hospital do Morumbi, em São Paulo, onde lutava contra um câncer no fígado e no baço. A notícia foi confirmada por Álvaro Gomes, empresário do humorista. O corpo de Pessini será velado no Cemitério Gethsêmani, em São Paulo.

O ator começou a carreira no teatro amador e estreou na TV em 1963 no programa infantil ?Quem conta um conto?, da TV Tupi. Ele foi contratado pela Globo na década de 1970, onde fez sucesso em ?Planeta dos Homens? (1976 -1982) com os personagens Sócrates e Charles.

Mas foi no programa “Balão mágico”, da própria Globo, que Pessini brilhou de verdade. A primeira aparição do alienígena bochechudo Fofão foi em 1983. Pessini e o personagem, já um sucesso dos anos 1980, migraram para a Band em 1986, onde ganharam um programa diário, a “TV Fofão”.

Em dezembro do ano passado, foi lançado o DVD ?#FofãoForever?, com músicas clássicas do personagem, como ?Superfantástico?, mas repaginadas.

? O Fofão tem um público com memória afetiva muito grande. Apesar de eu não estar na TV direto, o personagem é muito carismático, e isso não se perde ? disse em entrevista ao GLOBO pouco antes do lançamento. Apesar de ter perdido a visibilidade de outrora, Pessini continuava fazendo shows e aparições esporádicas.fofão

Outro personagem clássico dele foi Patropi. O hippie surgiu em 1988 no “Praça Brasil”, da Band, mas também integrou o elenco da “A praça é nossa” (SBT) e da “Escolinha do Professor Raimundo” (Globo) e da “Escolinha do Barulho” (Record).

Pessini era divorciado, deixa um filho e três netas.