Cotidiano

Morre o presidente do Instituto Chico Mendes, aos 58 anos

BRASÍLIA – Morreu nesta segunda-feira, aos 58 anos, o ambientalista Rômulo Mello, atual presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Rômulo teve um infarto fulminante na manhã de hoje. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, soltou nota de pesar pelo falecimento de Rômulo, a quem chamou de “grande companheiro”.

Rômulo foi o primeiro presidente do ICMBio – órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) responsável pela gestão das Unidades de Conservação (UCs) federais. O órgão foi criado durante a gestão de Marina Silva. Rômulo seguiu no comando do ICMBio sob a gestão de Carlos Minc no MMA e foi exonerado pela ex-ministra Izabella Teixeira, com quem tinha divergências.

Sarney Filho o nomeou novamente para o cargo de presidente do ICMBio tão logo virou ministro. Concursado do órgão, Rômulo se licenciou no ano passado para assumir o cargo de subsecretário de Áreas Protegidas, Cerrado e Direitos Animais da Secretaria de Meio Ambiente do governo do Distrito Federal. Ele acumulava a função com a de presidente da Fundação Jardim Zoológico de Brasília. Rômulo nasceu no Pará e deixou mulher e três filhos.

Abaixo, a íntegra da nota de pesar do ministro Sarney Filho:

“Amigas e amigos, quero compartilhar com todos, e muito especialmente com os servidores do ICMbio, a profunda tristeza pela perda do nosso grande companheiro Rômulo Mello. Testemunhamos, na convivência com ele, a sabedoria, a inteligência e a paixão que dedicou às questões socioambientais, na nossa luta cotidiana pelo meio ambiente. Sua amizade e seu trabalho, firme e generoso, farão imensa falta na nossa gestão.

Agradeço à família de Rômulo por tê-lo compartilhado conosco durante esses meses, tão breves, em que estivemos juntos. Recebam nossas preces, minhas e da equipe do Ministério, e nosso pesar.”