Cotidiano

Morre o editor português André Fernandes Jorge

LISBOA ? Morreu nesta sexta-feira, aos 71 anos, em Lisboa, o editor português André Fernandes Jorge, vítima de um linfoma. Em 1988, ele fundou, junto com o seu irmão, João Miguel Fernandes Jorge, a Cotovia, uma das raras editoras de seu país que publica teatro regularmente, além de poesia e ensaio.

Segundo o site da editora na Internet, André Jorge foi ?responsável pela edição, pela primeira vez em língua portuguesa, de vários autores de renome internacional, e também pela descoberta e promoção de alguns autores rapidamente reconhecidos como os ‘novos’ da literatura portuguesa?. A editora começou seus trabalhos com uma nova tradução para o português da ?Odisseia? e da ?Iliada?, de Homero. Hoje, já soma 700 títulos e mais de 350 autores.

Nos últimos anos, a Cotovia criou um forte vínculo com a literatura brasileira, publicando autores como Bernardo Carvalho, Milton Hatoum, Nuno Ramos, João Antônio, Rubens Figueiredo e Adélia Prado, além de clássicos como Machado de Assis, Graciliano Ramos e João Cabral de Melo Neto. Os últimos livros editados por Jorge na editora foram ?O Azul do Filho Morto? e ?Bangalô?, do paulistano Marcelo Mirisola.