Cotidiano

Morre o cantor e compositor Daminhão Experiença, figura folclórica da música brasileira

2015 866896246-201511162010588521.jpg_20151116.jpgRIO ? Morreu no último sábado, supostamente aos 81 anos (sua idade exata era só mais um entre tantos mistérios que o cercavam), o cantor e compositor Daminhão Experiença. Ele foi sepultado nessa segunda-feira, no Cemitério São João Batista.

Figura arredia que sempre evitou holofotes e raramente aceitava convites para shows, ele foi cultuado a partir da década de 1970 por seu rock psicodélico, mas passou os últimos anos vagando pelos quarteirões próximos à Praça General Osório, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, sendo muitas vezes confundindo com um mendigo.

Nascido Damião Ferreira da Cruz, supostamente no município de Lauro de Freitas, na Bahia, Daminhão gravou mais de 30 vinis (outro número incerto) em sua carreira, vendidos pelo próprio nas calçadas de Ipanema. Nunca assinou um contrato com gravadora. Sua participação mais ilustre em discos foi nos vocais de apoio na faixa ?Forró de janeiro?, do álbum ?Pérola negra?, lançado por Luiz Melodia em 1973.

Sem amigos, o músico, criador do Planeta Lamma (uma nação fictícia onde gerações de músicos e outros malucos brasileiros sempre sonharam morar), vivia de uma pensão da Marinha, onde foi operador de radar, reformado em 1963, e morava em um apartamento sujo, repleto de lixo e com paredes quebradas, no famoso bairro carioca. Sua confusão mental teria origem em uma queda de um mastro de navio, mas a Marinha nunca confirmou a história.

Por seus relatos desconexos, Daminhão também teria sido cafetão no Estácio, morou com uma mulher no Recreio dos Bandeirantes (até ser traído por outra mulher) e viajou por Colômbia, México, Cuba e Trinidad e Tobago fazendo shows. Seu ??Experiença?? era uma homenagem à banda Jimi Hendrix Experience, de quem era fã.