Cotidiano

Morre mulher que recebeu primeiro transplante parcial de rosto no mundo

201609061131153090_AFP (1).jpg

RIO ? Isabelle Dinoire, a francesa que recebeu o primeiro transplante parcial de rosto no mundo, morreu aos 49 anos, conforme divulgou nesta terça-feira o Hospital Universitário de Amniens. De acordo com o jornal francês ?Le Figaro?, Isabelle teve mais uma rejeição ao enxerto de pele, que provocou perda de parte do movimento dos lábios.

Ainda segundo a publicação, o tratamento pesado para evitar novas rejeições ao transplante causaram o aparecimento de dois tipos de câncer. A morte de Isabelle teria acontecido em abril, mas o hospital esperou para fazer o anúncio em respeito a privacidade da família.

Transplantes

Isabelle foi atacada em 2005 e teve o rosto desfigurado pelo próprio cachorro, um labrador. Ela teria tomado pílulas para dormir, e na tentativa de acordá-la, o cachorro teria deformado seu rosto. Isabelle contou, na época, que só percebeu seus ferimentos quando foi acender um cigarro e reparou que seus lábios não estavam no lugar. Ela recebeu nariz, queixo e lábios de uma doadora com morte cerebral em uma cirurgia que durou mais de 15 horas, comandada pelos médicos Bernard Devauchelle, de Amiens e Jean-Michel Dubernard, do Hospital Edouard Herriot, de Lyon.

A primeira aparição pública de Isabelle depois da cirurgia foi numa coletiva para a imprensa do mundo inteiro no Hospital de Amniens, em 2006. Na ocasião ela disse que ?desde a cirurgia tinha um rosto como todo mundo e que podia abrir a boca, sentir seus lábios, nariz e boca?. A paciente também mostrou que a cirurgia tinha funcionado ao beber um copo d?água em frente às câmeras.

Segudo o ?Le Figaro?, desde 2005 mais de 30 transplantes de rosto foram realizados em todo mundo.