Esportes

Morre João Ferrari, um dos gênios do automobilismo

Morreu ontem, às 11h40, no Hospital São Lucas, em Cascavel, o preparador João Ferrari, de 70 anos, um dos gênios do automobilismo. Ele estava internado desde a madrugada de terça-feira para tratar de uma pneumonia. João esteve internado de segunda a sexta-feira da semana passada em função do mesmo problema. Passou o Natal em casa e voltou a sentir-se mal na madrugada de terça-feira. O velório será na capela Master da Acesc e o sepultamento será hoje, às 10h30, no Cemitério do Guarujá.

João Ferrari deixa a esposa Zelir; os filhos Édson, Jackson e Natiele; e os netos Brena, Leonardo, Pedro, João, Miguel e Vitória.

Mestre dos motores

Considerado um mestre na preparação de motores, principalmente da marca Ford, João contribuiu para o crescimento do automobilismo paranaense e brasileiro.

João iniciou sua trajetória no automobilismo para preparar o motor do Karmann Ghia do piloto de Toledo Avacir Adames para a inauguração do Autódromo de Cascavel. Na sequência, ao lado do amigo Sérgio Ferrari, já falecido, João acompanhou Dílson, Milton e Eloi Sperafico dos primeiros passos de suas carreira aos títulos de Milton e Eloi na Divisão 3 e Fórmula Ford no Campeonato Paranaense e chegou com eles ao Brasileiros de Fórmula Ford. João transferiu para seus filhos o conhecimento dos motores Ford e hoje Edson e Jackson dão continuidade ao seu trabalho, conquistando títulos com diversos pilotos do Paraná, de São Paulo, de Goiás e de Minas Gerais.

Um colecionador de títulos

João Ferrari foi um colecionador de títulos. Ele foi campeão no Paraná com Dílson Sperafico, Milton Sperafico, Eloi Sperafico, Fabiano Sperafico, Edgar Favarin/Gerson Marques, Luiz Fernando Pielak, Leandro Zandoná, Paulo Bento, entre outros.

No Brasileiro de Marcas 1.6 ele foi campeão com os cascavelenses Luiz Fernando Pielak e Leandro Zandoná, e bicampeão com o goiano Gabriel Correa.

No Kart, ele foi campeão Brasileiro com os irmãos Guilherme e Luiz Fernando de Conto, Felipe Fraga (campeão da Stock Car no ano passado); Felipe Nars (que chegou à Fórmula) e foi campeão Pan-Americano com o curitibano Pedro Bianchini.

Milton Sperafico destaca a inteligência de João Ferrari

Um dos primeiros pilotos e se destacar no cenário nacional tendo João Ferrari como preparador foi Milton Sperafico. Ele destaca a inteligência do Seo João Ferrari, como era conhecido.

“O Seo João Ferrari era um excelente preparador de motores e de acerto de chassis. Era uma pessoa muito inteligente. Sempre tinha ideia revolucionarias, era muito criativo. Estudava o regulamento e extraia tudo o que era possível, sempre dentro das regras. Conversava, ouvia as pessoas e toca a ideia em frente. O Seo João e o Sérgio Ferrari foram pioneiros no trabalho com competições e conseguiu passar para os filhos Edson e Jackson boa parte de sua experiência no preparo de carros de competições. Era uma pessoa integra, seria e muito respeitada no meio do automobilismo. Vou ter muitas saudades das minhas conversas com o Seo João Ferrari nos kartódromos e autódromos da vida”, diz Milton Sperafico.

Para Gatti, uma perda lastimável

Para Rubens Gatti, presidente da FPra (Federação Paranaense de Automobilismo), a morte de João Ferrari é uma perda lastimável para o automobilismo. “Era um grande preparador, que deixa sua marca do kart as categorias de Turismo. Contribuiu muito para o crescimento do esporte motor”, afirma Gatti.