Policial

Morre idosa que foi encontrada trancada em casa no Paraná

As investigações devem ser encaminhadas à Delegacia de Araucária

Morre idosa que foi encontrada trancada em casa no Paraná

Uma idosa que era mantida em situação de abandono, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), morreu horas depois de ser encontrada por uma equipe policial, na quarta-feira (7), segundo a Polícia Civil.

Com isso, a investigação, que estava em andamento para apurar a suspeita de abandono, também vai analisar se houve omissão de socorro no caso.

Segundo a polícia, no momento em que os policiais do Tigre (Tático Integrado de Grupos de Repressões Especiais) chegaram até a casa, a mulher estava trancada.

“Encontramos o portão trancado com um cadeado e na casa ouvimos a idosa gritando, talvez pedido socorro. Arrombamos o cadeado e conseguimos ver a situação em que a mulher se encontrava”, detalhou o delegado Cristiano Quintas.

Quando perceberam a situação da idosa, os policiais acionaram o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Araucária. O Tigre descobriu que não era a primeira vez que o caso de abandono da mulher era denunciado.

“A assistente social do Creas relatou que havia um procedimento anterior envolvendo a mesma idosa”.

A mulher chegou a ser encaminhada ao Creas, para receber os cuidados necessários. Mas, segundo Cristiano Quintas, ela voltou para a casa após um compromisso da família.

“Os filhos foram atrás e contrataram, no mesmo dia, uma cuidadora para ficar com a idosa. Isso deveria ter acontecido antes, pois ela realmente precisava de cuidados constantes”, comentou.

Pouco tempo depois, no começo da noite, a idosa passou mal.

“Socorro foi chamado, a equipe foi até a casa. Mas ela morreu com os socorristas lá”, disse o delegado.

Conforme Cristiano Quintas, o médico que atendeu a idosa atestou que a morte se deu por causas naturais, pela idade, a princípio. Apesar disso, as investigações agora vão apurar também a morte da mulher.

“Se houve abandono de idoso, somado à morte, muda o tipo penal. Mas tudo vai depender da investigação. A solução prática que a família teve, de contratar uma cuidadora, não muda em nada, porque a investigação vai ser feita de qualquer jeito”.

O objetivo da polícia é descobrir se o fato de a idosa estar em situação de abandono piorou a situação, chegando a morte. “O abandono pode ter contribuído, mas isso ainda vai ser apurado no decorrer do inquérito”, explicou Cristiano Quintas.

As investigações, que ainda estão com o Tigre, devem ser encaminhadas à Delegacia de Araucária.

“Vamos encaminhar o inquérito para que o delegado de lá possa ouvir todos os envolvidos: a família, a assistente social que já tinha atendendo ela e quem mais for necessário, para daí chegar a uma conclusão”.

Fonte: G1