Cotidiano

Morre Billy Name, braço direito e ex-amante de Andy Warhol

Billy_Name_(Greenman)_by_David_Shankbone.jpgRIO ? Braço direito e ex-amante de Andy Warhol, o fotógrafo americano Billy Name morreu na segunda-feira, aos 76 anos. A notícia foi divulgada pela galeria Milk. Embora a causa da morte não tenha sido revelada, a imprensa internacional afirmou que o artista tinha uma saúde frágil, e convivia com a diabetes.

Nascido em Poughkeepsie (EUA), ele deixou a pequena cidade para se engajar na cena vanguardista de Nova York.Na metrópole, trabalhou com nomes como La Monte Young e o grupo Fluxus, que tinha Yoko Ono entre os seus integrantes.

Conheceu Warhol em 1959, quando trabalhava como garçom no Serendipity 3. Em seguida, passou a trabalhar com o guru da pop art e se tornou o “faz tudo” e o fotógrafo oficial da Factory, ateliê do artista na Quinta Avenida. A decoração prateada, que fez a fama do lugar, foi idealizada por Name.

Ele retratou os grandes nomes que passavam pelo lugar, como Bob Dylan e os integrantes do Velvet Underground, de Lou Reed e companhia. Em 2013, Name esteve no Brasil para expor suas fotos.

Suas imagens também foram incluídas no encarte do clássico disco “The Velvet Underground and Nico”, produzido por Warhol. Ele é mencionado na canção “That’s the story of my life”, que tem apenas três versos: “That’s the story of my life/ That’s the difference between wrong and right/ But, Billy said, both those words are dead” (“Esta é a história da minha vida/ Esta é a diferença entre o errado e o certo/ Mas o Billy disse que essas duas palavras estão mortas”, em tradução livre).

Velvet Underground