Cotidiano

Morre, aos 74 anos, o cantor e compositor Leon Russell

62678431_Inductee Leon Russell performs during the Songwriters Hall of Fame awards in New York J.jpgNASHVILLE ? Morreu neste domingo, aos 74 anos, o músico Leon Russell, que surgiu na década de 1970 como um dos artistas mais dinâmicos do rock’n’roll após tocar anonimamente em dezenas de hits pop ? além de um vasto trabalho como pianista de estúdio na década anterior. A informação foi confirmada no site oficial do músico, que faz parte do Hall da Fama do Rock and Roll desde 2011.

De acordo com sua mulher, Russell morreu enquanto dormia, na cidade de Nashville, no estado americano do Tennessee. Nos últimos anos, o americano enfrentou diversos problemas de saúde. Em 2010, ele fez uma cirurgia para parar um vazamento de fluido cerebral e, mais recentemente, em julho deste ano, teve uma parada cardíaca.

O período de estrelato de Russell enquanto performer durou relativamente pouco, mas Elton John, que já abriu shows do americano, arquitetou um retorno para o amigo em 2010, quando eles trabalharam juntos em um álbum intitulado “The union”.

“Ele era a minha maior influência enquanto pianista, cantor e compositor”, disse Elton John ao canal ABC News.

Russell gravou mais de 35 álbum e ainda teve destaque como compositor de músicas interpretadas por outros artistas. A música “A song for you”, por exemplo, foi gravada por Joe Cocker, Carpenters, Temptations, Neil Diamond, Lou Rawls, Dusty Springfield, Ray Charles, Aretha Franklin e Willie Nelson, um de seus grandes amigos.

Os Carpenters, Reddy, Shirley Bassey, Robert Goulet e George Benson também fizeram versões de “This masquerade”, outra composição de Russell ? Benson, inclusive, ganhou o Grammy de gravação do ano em 1976 por conta da música.

Em seu auge, na década de 1970, Russell era conhecido como “o mestre do espaço e tempo”. Nos shows, ele usava uma cartola e, com uma cabeleira ruiva e uma barba que ia até o peito, criou uma imagem inescrutável que remetia em parte a um xamã e a um mestre cósmico saído de algum quadrinho.

Acompanhado por uma numerosa banda e um coral, o músico dominava o palco em performances que misturava rock, soul, gospel e country.