Cotidiano

Morre aos 60 anos primeiro gorila nascido em zoológico do mundo

USA-GORILLA_

OHIO ? O primeiro gorila a ter nascido em um zoológico no mundo, uma fêmea chamada Colo, morreu aos 60 anos, segundo divulgou o Zoológico e Aquário de Columbus, nos Estados Unidos, nesta terça-feira. Colo era conhecida também como o gorila vivo mais velho no país.

Colo morreu enquanto dormia à noite, um mês depois de seu aniversário. Ela ultrapassou a expectativa média de vida para gorilas em duas décadas.

?Colo tocou os corações de gerações de pessoas que vieram vê-la e que se preocuparam com ela durante toda a sua longa vida?, afirmou em nota o presidente do zoológico, Tom Stalf. ?Ela era uma embaixadora dos gorilas e inspirou as pessoas a aprenderem mais sobre as espécies criticamente em perigo, motivando-os a proteger os gorilas em seu habitat natural?.

O zoológico afirmou que o corpo será cremado e as cinzas, depositadas em um local do parque não informado.

USA-GORILLA_ (2)

Colo nasceu ali em 22 de dezembro de 1956. Ela se tornou posteriormente mãe de três, avó de 16, bisavó de 12 e até tataravó, de três filhotes.

Centenas de pessoas se reuniram perto de sua jaula no último mês para comemorar o seu aniversário, e a celebração contou com decoração especial, bolo de abóbora, beterraba e cobertura de purê de batata com salsa.

Um exame irá determinar a causa da morte de Colo. A expectativa média de vida para gorilas sob cuidado de humanos é de 37,5 anos. Segundo especialistas em zoológicos, animais sob essas condições estão vivendo mais do que nunca, devido à diagnósticos mais rápidos e melhorias no cuidado médico.

Agora, o gorila mais velho é Ozzie, um macho que vive no Zoológico de Atlanta, também nos Estados Unidos, com 55 anos.