Cotidiano

Morre a arquiteta e designer Aída Boal

2015 835404246-aida boal foto kitty paranaguá (2).jpg_20150723.jpgMorreu na tarde desta sexta-feira, aos 86 anos, a arquiteta e designer Aída Boal. Ela estava em tratamento para problemas respiratórios.

Ainda estudante, Aida Boal já se exercitava nos campos da escultura e da pintura. Quando já cursava arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes (atual Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ), Aída realizou um projeto para os portões do Maracanã com os arcos olímpicos que acabaram se tornando um dos símbolos do estádio, inaugurado em 1950 para a Copa do Mundo.

Em entrevista ao GLOBO ano passado, a designer contava do orgulho de ter projeto seu primeiro prédio na Avenida Lobo Júnior, na Penha. Na época da entrevista, Aída preparava-se para uma exposição que celebrava seua 55 anos dedicados ao design de móveis.

“Não quero parar de trabalhar”, disse a artista aos repórteres Simone Candida, Rodrigo Bertolucci e Ludmilla de Lima.

O designer Zanine de Zanine, que organizou a mostra no ano passado, ressaltou “é importante entender, discutir, divulgar e reverenciar o trabalho de pessoas como Aída que, com sua vasta obra, contribui de forma genuína para o design nacional.”