Cotidiano

Moro pede respostas de Michel Temer em cinco dias

SÃO PAULO. O presidente Michel Temer deverá responder em cinco dias a 20 perguntas feitas pela defesa do deputado cassado Eduardo Cunha, que responde por corrupção e lavagem de dinheiro na Lava-Jato. O prazo foi sugerido pelo juiz Sérgio Moro, que vetou 21 outras perguntas que os advogados de Cunha pretendiam ver respondidas. O juiz considerou que as indagações eram inapropriadas ou não tinham pertinência com a ação em curso. Moro encaminhou ofício ao presidente no fim da tarde desta segunda-feira: ” (..) solicito a Vossa Excelência, com o devido respeito, os especiais préstimos para responder aos quesitos abaixo transcritos, formulados pela Defesa de Eduardo Cosentino da Cunha, se possível, no prazo de 5 (cinco) dias, uma vez que o acusado encontra-se preso”.

Entre as perguntas encaminhadas a Temer está uma sobre quem indicou Jorge Zelada, diretor da área internacional da Petrobras condenado na Lava-Jato. Também deverá dizer se a interlocução com o governo, para as indicações, era feita com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Veja as perguntas feitas pela defesa de Cunha e encaminhadas a Temer pelo juiz Sérgio Moro:

1 ? Quando da nomeac?a?o do Sr. Jorge Zelada na Petrobras, qual era a func?a?o exercida por Vossa Excele?ncia?

2 ? Vossa Excele?ncia tem conhecimento da divisa?o da maioria da bancada em coordenac?o?es, sendo o Sr. Tadeu Filippelli no Centro-Oeste, Eduardo Cunha no Rio de Janeiro e o Sr. Fernando Diniz em Minas Gerais?

3 ? Vossa Excele?ncia fazia a interlocuc?a?o com o governo como presidente do PMDB juntamente com o li?der Sr. Henrique Alves quando se tratava da Ca?mara dos Deputados?

4 ? Vossa Excele?ncia tem conhecimento se as coordenac?o?es ficaram responsa?veis por indicac?o?es levadas ao Governo Federal para atendimento dos seus deputados?

5 ? Vossa Excele?ncia tem conhecimento se na coordenac?a?o do Rio de Janeiro, coordenada pelo Sr. Eduardo Cunha, coube a indicac?a?o do ex-prefeito, ex-vice-governador do Rio de Janeiro e a? e?poca Secreta?rio de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, Sr. Luiz Paulo Conde, para a preside?ncia de Furnas?

6 ? Vossa Excele?ncia tem conhecimento se na coordenac?a?o de Minas Gerais, coordenada pelo Sr. Fernando Diniz, coube a indicac?a?o do diretor da a?rea internacional da Petrobras, tendo sido indicado o Sr. Joa?o Augusto Henriques, vetado pelo Governo, e depois substitui?do pelo Sr. Jorge Zelada?

7 ? Vossa Excele?ncia tem conhecimento se a interlocuc?a?o com o Governo era feita com o ex-presidente, Sr. Luiz Ina?cio Lula da Silva?

8 ? Vossa Excele?ncia tem conhecimento de quais ministros mais participavam?

9 ? Vossa Excele?ncia foi procurado pelo Sr. Jose? Carlos Bumlai para tentar manter o Sr. Nestor Cervero? na Diretoria Internacional da Petrobras?

10 ? Vossa Excele?ncia ja? conhecia o Sr. Jose? Carlos Bumlai? De onde?

11 ? Vossa Excele?ncia recebeu o Sr. Nestor Cervero? para discutir a permane?ncia dele na Diretoria Internacional da Petrobra?s?

12 ? Quando Vossa Excele?ncia o recebeu? Onde e quem estava presente?

13 ? Vossa Excele?ncia tem conhecimento se o Sr. Eduardo Cunha teve alguma participac?a?o na nomeac?a?o do Sr. Jorge Zelada para a Diretoria Internacional da Petrobra?s?

14 ? Apo?s a morte do Sr. Fernando Diniz, Vossa Excele?ncia tem conhecimento de quem o substituiu na coordenac?a?o da bancada de Minas Gerais?

15 ? Vossa Excele?ncia tem conhecimento de alguma participac?a?o do Sr. Eduardo Cunha em algum assunto relacionado a? Petrobras?

16 ? Vossa Excele?ncia tem conhecimento de alguma participac?a?o do Sr. Eduardo Cunha na compra do campo de petro?leo em Benin?

17 ? Mate?ria publicada no ?O Globo? no dia 26/09/2007, citada na denu?ncia contra Eduardo Cunha, da? conta de que apo?s uma interrupc?a?o na votac?a?o da CPMF na Ca?mara dos Deputados, Vossa Excele?ncia foi chamado ao Planalto juntamente com o enta?o li?der Sr. Henrique Alves para uma reunia?o com o enta?o ministro Sr. Walfrido Mares Guia para tratar de nomeac?o?es na Petrobra?s. Vossa Excele?ncia reconhece essa informac?a?o?

18 ? Caso esta reunia?o tenha ocorrido, quais temas foram tratados? A nomeac?a?o do Sr. Jorge Zelada para a Diretoria Internacional da Petrobras foi tratada?

19 ? A mate?ria cita o desconforto do PMDB porque haveria o compromisso das nomeac?o?es na Petrobra?s, mas so? apo?s a votac?a?o da CPMF. No entanto, a enta?o chefe da Casa Civil e presidente do Conselho de Administrac?a?o da Petrobra?s, Sra. Dilma Rousseff, teria descumprido o compromisso e nomeado a Sra. Maria das Grac?as Foster para a Diretoria de Ga?s e Energia e o Sr. Jose? Eduardo Dutra para a BR Distribuidora. Vossa Excele?ncia reconhece essa informac?a?o?

20 ? Vossa Excele?ncia tem conhecimento se o desconforto teria causado a paralisac?a?o da votac?a?o da CPMF, que so? foi retomada apo?s o compromisso de nomear os cargos prometidos ao PMDB?