Cotidiano

Moro marca datas de audiências de FH e Sarney em processo de Lula

SÃO PAULO ? O juiz Sérgio Moro marcou a data das audiências das testemunhas convocadas pela defesa do ex-presidente Lula e outros réus em processo que acusa o petista sobre a propriedade de um tríplex no Guarujá. As audiências marcam uma nova fase do processo, que até o dia 21 ouvirá as testemunhas convocadas pela acusação, o Ministério Público Federal. Entre os convocados pelos advogados de defesa no processo estão dois outros ex-presidentes: Fernando Henrique Cardoso e José Sarney. O atual presidente do Senado, Renan Calheiros, também foi arrolado.

As testemunhas de defesa começarão a ser ouvidas no dia 9 de fevereiro e a última, no dia 8 de março.

Fernando Henrique e José Sarney, no entanto, não foram convocados pela defesa de Lula, mas de Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula. Okamotto é acusado pelos procuradores de ter atuado para que a empreiteira OAS pagasse o armazenamento de parte do acervo presidencial do ex-presidente.

Nomes fortes do governo Lula e Dilma, como os ex-ministros Jaques Wagner, Ricardo Berzoini, Gilberto Carvalho e Alexandre Padilha foram chamados pelos advogados do ex-presidente. Entre os membros do atual governo, a defesa de Lula e Marisa Letícia convocou o líder do governo no Senado, Romero Jucá.

Em maio, diálogos entre o senador e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, foram divulgados. Na conversa, Jucá defende que seja estancada ?a sangria? causada pela Operação Lava-Jato.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, também foram convocados pela defesa de Lula. Meirelles foi presidente do Banco Central no governo petista.

Por ser presidente do Senado, Renan Calheiros poderá escolher entre responder às perguntas dos advogados por escrito ou por videoconferência.

Em processos penais, as testemunhas não podem recusar a convocação.

*Estagiário, sob supervisão de Flávio Freire