Cotidiano

Moro manda Adir Assad de novo para prisão

SÃO PAULO ? Apesar de ter conseguido um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) na terça-feira, o operador e lobista Adir Assad pode voltar à prisão a qualquer momento. O juiz Sérgio Moro determinou, ?com urgência?, que ele volte para a carceragem da Polícia Federal no Rio.

Assad estava preso no Rio desde o último dia 30 de junho quando foi alvo da Operação Saqueador, que investiga o pagamento de propina no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Ele também em outras duas grandes operações de combate à corrupção: Lava-Jato e Pripyat, que investigam esquemas na Petrobras e Eletronuclear, respectivamente.

Segundo Moro, a autoridade carcerária que cumpriu a ordem de soltura do STJ ?esqueceu? da ordem de prisão vigente existente contra ele na Lava-Jato.

?Assim, comunique-se, com urgência, a autoridade policial local para que proceda ao cumprimento do mandado de prisão?, determinou o juiz.

Quando foi preso em junho, o lobista estava em prisão domiciliar. Contudo, após novas investigações da Lava-Jato, Moro determinou nova prisão preventiva dele em agosto. Ele é acusado de ter recebido R$ 18 milhões do Consórcio Interpar, fornecedor da Petrobras, para repassar propina a executivos da estatal.

A defesa de Assad não se manifestou.