Cotidiano

Moro diz que Fachin é jurista de ?elevada qualidade?

SÃO PAULO – O juiz da 13ª Vara Federal em Curitiba, Sérgio Moro, elogiou nesta quinta-feira a escolha do ministro Edson Fachin como relator no Supremo Tribunal Federal (STF) dos processos da Operação Lava-Jato.

?Diante de solicitações da imprensa para manifestação, tomo a liberdade, diante do contexto e com humildade, de expressar que o ministro Edson Fachin é um jurista de elevada qualidade e, como magistrado, tem se destacado por sua atuação eficiente e independente?, escreveu o juiz em nota pública divulgada nesta quinta.

Fachin foi sorteado nesta quinta-feira para comandar cerca de 40 inquéritos e três ações penais abertas hoje no tribunal, no âmbito da Lava-Jato. Essa tarefa era de Teori Zavascki, morto em um acidente de avião no último dia 19 de janeiro.

Também caberá ao novo relator abrir os novos inquéritos que surgirão a partir da delação dos 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht. A abertura dessas investigações deverá ser pedida em breve pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Fachin era o preferido de procuradores federais da Lava-Jato em Curitiba, onde começou toda investigação, para assumir a função. Embora não tenham se manifestado sobre o tema publicamente, a notícia sobre o resultado do sorteio foi recebida com satisfação no MPF.