Cotidiano

Moro coloca em liberdade executivo ligado à Queiroz Galvão

SÃO PAULO ? O executivo do Consórcio Quip, Marcos Pereira Reis, vai ser solto nesta terça-feira em Curitiba. O juiz Sérgio Moro não renovou a prisão temporária de Reis apontado como um dos intermediários do pagamento de propina da Queiroz Galvão no esquema de corrupção da Petrobras.

De acordo com a Polícia Federal, Reis teria um papel subordinado no suposto esquema criminoso e, no momento, não seria necessária a manutenção de sua prisão. O executivo estava na China quando a Lava-Jato deflagrou a 33ª fase da operação, batizada de ?Resta Um?, no dia 2 de agosto.

A Lava-Jato suspeita que a construtora Queiroz Galvão tenha pago, em 2009, R$ 10 milhões ao ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra para dificultar os trabalhos da CPMI da Petrobras. No dia 2 de agosto, os executivos ligados à construtora Ildefonso Colares e Othon Zanoide foram presos preventivamente.

Os executivos da Queiroz Galvão são investigados, segundo a PF, ?pela prática sistemática de pagamentos indevidos a diretores e funcionários da Petrobrás?.

Reis terá a obrigação de comparecer a todos os atos do processo, entregar de todos os passaportes no prazo máximo de três dias e está proibido de deixar o país.