Cotidiano

Morgan Stanley pode tirar equipe de Londres em caso de Brexit, diz agência

m620785.jpgLONDRES – O Morgan Stanley pode retirar de Londres cerca de mil funcionários, caso o Reino Unido decida, na semana que vem, deixar a União Europeia, disse uma pessoa com conhecimento do plano de contingência do banco.

A instituição americana pode realocar um sexto de seus funcionários do Reino Unido em alguns anos, se a opção pelo Brexit prevalecer no referendo do dia 23, explicou a pessoa, que pediu para não ter sua identidade revelada. O banco tem cerca de 5.000 funcionários só em Londres, e um adicional em outras partes do Reino Unido. A possível mudança foi antecipada pelo jornal ?The Sunday Times?.

Bancos de Wall Street, do JPMorgan ao Goldman Sachs, enfrentam a possibilidade de ver suas sedes em Londres ficarem de fora do bloco de 28 nações. Acesso ao mercado da União Europeia para serviços financeiros pode não ser garantido, se o Reino Unido realmente deixar a UE, forçando as empresas a reconsiderarem onde vão colocar milhares de funcionários e operações.

DOAÇÃO PARA A CAMPANHA

Pesquisas publicadas ao longo do fim de semana fizeram muito pouco no sentido de deixar mais claro qual deve ser o resultado do referendo de 23 de junho, com os apoiadores da permanência na UE e aqueles que querem deixar o bloco praticamente empatados.

Além das pessoas empregadas em Londres, o Morgan Stanley tem 3.000 funcionários em cidades europeias que vão de Glasgow, na Escócia, a Paris, Zurique e Frankfurt. O banco doou 250 mil libras para a campanha para a permanência do Reino Unido da União Europeia ? que se juntaram a pedidos similares de outras grandes instituições financeiras globais, como Citigroup e Goldman Sachs.