Cotidiano

Moreira Franco aguarda em casa decisão do STF

BRASÍLIA – Ministro afastado liminarmente do cargo, Moreira Franco suspendeu sua agenda de trabalho e aguarda em casa uma definição jurídica sobre sua situação. O Palácio do Planalto foi informado da posição do ministro Celso de Mello (STF) de que julgará até amanhã as ações apresentadas pelo PSOL e pela Rede contra a nomeação.

Um assessor presidencial disse ao GLOBO que a expectativa de Temer é de que Celso de Mello restabeleça Moreira no posto de ministro da Secretaria-Geral, que ocupa desde a última sexta-feira.

Moreira Franco participaria às 15h de um painel num evento que reúne em Brasília gestores da Caixa Econômica Federal de todo o país.

Temer chegou a ser aconselhado por auxiliares a sugerir uma licença a Moreira Franco até que sua situação se resolva. No entanto, o governo prefere apostar numa definição do STF que, mantendo o peemedebista como ministro, cria um efeito vinculante às ações que estão chegando aos tribunais de vários estados.

TEME SE MOSTRA ?INDIGNADO?

Mais cedo, ao tomar conhecimento da segunda liminar suspendendo a atuação de Moreira, Temer se mostrou “indignado”, segundo relatos de auxiliares, com a justificativa da juíza Regina Coeli Formisano, da 6ª Vara Federal do Rio. Depois que pediu “perdão” a Temer pela “insurgência”, citou que estava sendo leal a lições aprendidas com ele, que é constitucionalista reconhecido no meio jurídico. Temer chegou a pensar em responder a Regina Coeli Formisano de alguma forma, mas acabou sendo contigo pelos auxiliares.

?Peço, humildemente perdão ao Presidente Temer pela insurgência, mas por pura lealdade as suas lições de Direito Constitucional. Perdoe-me por ser fiel aos seus ensinamentos ainda gravados na minha memória, mas também nos livros que editou e nos quais estudei. Não só aprendi com elas, mas, também acreditei nelas e essa é a verdadeira forma de aprendizado?, escreveu a juíza em sua decisão.

Temer chegou a pensar em responder a Regina Coeli Formisano de alguma forma, mas acabou sendo contido pelos auxiliares.