Cotidiano

Morcego brasileiro é o vertebrado voador mais rápido do mundo

zoom.jpg

RIO ? Os morcegos são conhecidos por serem ágeis e velozes, mas por sua estrutura aerodinâmica, os cientistas imaginavam que eles não seria capazes de superar os pássaros em velocidade horizontal. Mas um novo estudo revelou que o pequeno morcego brasileiro, o Tadarida brasiliensis, alcança 160 quilômetros por hora. O resultado surpreendeu até mesmo os pesquisadores, por ser um recorde entre os vertebrados voadores.

? No início, nós não podíamos acreditar nos nossos dados, mas estavam corretos: de vez em quando, as fêmeas desse morcego, que pesam entre 11 e 12 gramas, voaram a velocidade de mais de 160 quilômetros por hora ? disse Kamran Safi, do Instituto Mac Planck para Ornitologia.

Até então, o recorde para voo horizontal era de pássaros da família das andorinhas, capazes de superar os 100 km/h. A estrutura das aves é considerada a mais apropriada para o voo, servindo de modelo para a engenharia da aviação. Os principais fatores para a aerodinâmica exemplar são o corpo em formato de projétil e peso reduzido, por causa de ossos especiais.

O andorinhão preto (Apus apus) é considerado o pássaro mais veloz do mundo em voo horizontal, alcançando até 110 km/h. Já em mergulho, o recorde é do falcão peregrino, que voa a até 300 km/h. Os morcegos, com suas asas grandes, geram maior resistência do ar e, por isso, normalmente voam a velocidades menores.

Não o Tadarida brasiliensis. Por causa da aerodinâmica, animais com asas longas e estreitas voam mais rápido. Por esse motivo, os pesquisadores selecionaram essa espécie de morcego. Para medir a velocidade, eles colocaram um rádio transmissor que pesa menos de um grama nos animais. Fatores externos, como condições climáticas e velocidade do vento também foram considerados.

O Tadarida brasiliensis é encontrado em grande parte do continente americano, do Chile ao sul dos EUA, com exceção da região amazônica.