Cotidiano

Moraes Moreira e Davi Moraes fazem show gratuito em Maricá

2014 778681058-2014 777814795-moraes e davi__acabou chorare 2014_® marcos he.jpgNiterói ? O amor entre pai e filho costuma ser inabalável, mas quando os dois trabalham juntos, nem sempre a relação dá certo. Esse não é, definitivamente, o caso de Moraes Moreira e Davi Moraes. A parceria vem de longe, desde que o filho subiu ao palco com o pai, aos 12 anos, na primeira edição do Rock in Rio. O garoto não se intimidou e, com um cavaquinho, fez um solo na apresentação de ?Brasileirinho?. Desde então, entre indas e vindas, a família divide o palco. Em 2015, a união artística se consolidou com o lançamento de ?Nossa parceria?, primeiro disco inteiramente gravado pelos dois. É a turnê deste álbum que desembarca em Maricá neste sabado, às 22h, na Praça Rolando de Barros Pimentel, no Centro.

? Sempre imaginamos um disco em conjunto. Mas o tempo foi passando e ele fez os projetos dele, tocando com artistas como Caetano Veloso e Marisa Monte. Depois, retomamos a parceria e, no álbum, dividimos tudo: arranjos, letras e vocais. Meu filho trouxe a contemporaneidade dele e eu, toda a minha experiência ? diz Moraes.

O repertório do disco e do show é uma mistura entre a baianidade e a carioquice de pai e filho, com um pouco de Pernambuco. São ritmos africanos, choro, bossa nova e frevo. Composições dos dois, como ?Seu Chico?, ?Chorinho para Noé? e ?Quando acaba o carnaval?, se juntam a canções como ?Centro da saudade?, parceria de Davi com Carlinhos Brown e Pedro Baby, e músicas de artistas que eles admiram, como ?Bahia, oi, Bahia?, de Vicente de Paiva e Augusto Mesquita.

? Um dos momentos mais emocionantes do show é a música ?Bossa capoeira?. Nela, a gente divide os vocais e eu faço uma intervenção, declamando um poema sobre o Batatinha, um grande compositor baiano que estava esquecido ? diz Moraes.

Quando viu o filho no palco do Rock in Rio, Moraes não se impressionou. Afinal, ele já sabia que seria esse o caminho de Davi. É como diz a canção ?Davilicença?, gravada pelo cantor em 1977, no disco ?Cara e coração?: ?O tom é dó maior/Menino segue o tino/O tino do destino/Destino do som?.

? Ele nasceu no sítio em que os Novos Baianos moravam, onde foi composto o álbum ?Acabou chorare?. Depois, passou a tocar guitarra, cavaquinho e bandolim ? conta o cantor.

O início de uma parceria mais constante aconteceu justamente por causa do disco dos Novos Baianos. Os dois percorreram o Brasil com shows em homenagem ao clássico do grupo.

? Foram dois anos de casa cheia. A história do disco está muito viva na cabeça dos jovens, talvez por causa da aclamação na internet. Era lindo vê-los cantando junto todas as canções ? lembra Moraes.