Cotidiano

Moraes diz que é ?gravíssima? a situação dos presídios de RO e RR

BRASÍLIA ? O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse no fim da tarde desta segunda-feira que a situação dos presídios de Boa Vista (RR) e de Porto Velho (RO) é “gravíssima”. Na madrugada de hoje brigas entre facções rivais deixaram 18 mortos nas penitenciárias das duas cidades. Ele afirmou que uma comissão do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) foi deslocada para esses locais para acompanhar os desdobramentos da crise. O ministro afirmou que por enquanto não foi solicitado apoio da Força Nacional. O governo também não cogita, até o momento, transferir presos para outros centros de detenção.

? Estamos analisando as 18 mortes que ocorreram, dez em um estado e oito em outro estado, uma delegação do Depen já está se deslocando para lá para verificar junto com os secretários de justiça e assuntos penitenciários para que nós possamos ver a gravidade da situação. Obviamente a situação é gravíssima, com mortes, mas (vamos ver) se persiste ou não e a partir daí tomar as medidas necessárias ? afirmou.

Moraes também falou sobre o Plano Nacional de Segurança Pública, que segundo ele, ficará pronto em duas semanas ou três, “no máximo”. Mais cedo, no Rio de Janeiro, o ministro havia sinalizado que o plano seria lançado na próxima quarta-feira. O presidente Michel Temer, no entanto, está fora do Brasil, em viagem à Índia e ao Japão e só retorna na sexta-feira.

? Fizemos um mapeamento das 27 capitais, todos os locais de homicídio, de violência doméstica, a rota de entrada de armas, todo o mapeamento de inteligência, um mapeamento com propostas que também foram colocadas pelos secretários de segurança pública. Estamos finalizando mais uma versão para uma reunião que eu tenho quarta-feira com os dois núcleos que eu criei ? explicou Moraes.

Segundo ele, há duas equipes discutindo propostas para o novo plano ? uma sobre homicídios ? composta por quatro secretários de segurança pública dos estados ? e outra sobre crime organizado ? formada por quatro procuradores-gerais, um membro do Ministério Público Federal e um do Conselho Nacional do Ministério Público.

Moraes esteve no Palácio do Planalto com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, com a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), e com o senador Romero Jucá (PMDB-RR). Além da rebelião no presídio da capital do estado, também foi debatido o aumento no fluxo de venezuelanos que têm entrado no Brasil, por Roraima, para fazer compras ou em busca de empregos. Moraes disse que no próximo dia 24 uma comissão com o Ministério da Justiça e Itamaraty para analisar o impacto desse problema no estado.

? A prefeita veio dizer que o município não tem condição de absorver um número grande de pessoas que vão fazer compras e eventualmente trabalhar ? comentou Padilha ao fim da reunião.