Cotidiano

Moradores voltam para casa após risco de barragem romper na Califórnia

US-THOUSANDS-EVACUATED-NEAR-OROVILLE-DAM-AS-SPILLWAY-THREATENS-T

WASHINGTON ? Moradores do Norte da Califórnia, nos Estados Unidos, começam a voltar para casa dois dias depois de a barragem mais alta do país ameaçar se romper. Cerca de 188 mil pessoas que vivem nas proximidades da represa de Oroville tiveram que ir para abrigos, na segunda-feira, após autoridades emitirem uma ordem de esvaziamento para a região. Com a previsão de novas tempestades, engenheiros precisaram trabalhar contra o tempo para drenar o canal que foi enfraquecido por conta das recentes chuvas.

No entanto, mesmo que a população possa voltar para suas casas e o comércio seja reaberto, autoridades californianas informaram que os moradores precisam estar preparados para uma nova retirada, caso seja necessário. Tanto o canal principal quanto o auxiliar de escoamento, conhecidos como vertedouros, ficaram danificados pelo acúmulo de águas porque o inverno foi mais úmido do que os últimos anos. Novas chuvas estão previstas para esta semana na região, mas, de acordo com o Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia, não deverão ser uma ameça à represa.

Alguns moradores ainda estão receosos de voltar para casa. É o caso de Richard e Anna Lawson, de Oroville.

? Vamos esperar até a amanhã para saber o que fazer. Vamos esperar a tempestade passar ? afirmou Anna.

Eles afirmam que, na última semana, as autoridades estavam calmas até anunciar, repentinamente, o esvaziamento no domingo.

? Eles se contradizem o tempo todo. Toda vez que falam alguma coisa, acaba sendo algo diferente ? disse Richard.

O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou estado de emergência e autorizou a Agência Federal de Gestão de Emergências e o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos a coordenar a assistência às cidades afetadas. As autoridades disseram ter evitado uma catástrofe imediata, que poderia desencadear uma onda de altura equivalente à de um prédio de três andares correndo pelas cidades vizinhas.

A ordem de retirada atingiu 188 mil pessoas em Oroville, Yuba, Butte, Marysville e comunidades próximas. Centros de acolhimento foram montados em Chico, a cerca de 30 quilômetros de Oroville. As principais rodovias da região ficaram completamente congestionadas.