Cotidiano

Moradores de Vila Isabel voltam a sofrer com atos de vandalismo após ação da PM

201605251614053360.jpgRIO – Os moradores de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, voltaram a viver momentos de pânico no fim da tarde desta quarta-feira. Cerca de 20 homens, que seriam do Morro dos Macacos, segundo a Polícia Militar, atearam fogo em um ônibus na Rua Petrocostino. De acordo com o 6°BPM (Tijuca), o grupo voltou para a comunidade após o ato. Não há registros de feridos, e o comércio continua fechado na região. Links_violencia

O ato seria em represália pela morte de uma pessoa durante uma operação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a Visconde de Santa Isabel, principal acesso à Grajaú-Jacarepaguá, está interditada a partir da Praça Barão de Drumond.

Mais cedo, nove pessoas, entre elas quatro adolescentes, promoveram atos de vandalismo em ruas do bairro. O Boulevard Vinte e Oito de Setembro chegou a ser interditado, e o comércio no local fechou as portas. O Túnel Noel Rosa teve o patrulhamento reforçado.

Dois adultos foram presos em flagrante quando tentavam roubar celular do administrador de empresas Gabriel Lucena, de 31 anos, na Rua Maxwell. O grupo ateou fogo em três lixeiras na Rua Silva Pinto, um dos acessos ao Morro dos Macacos. Alguns comerciantes encerraram o expediente antes das 14h, após um grupo de pelo menos sete jovens passarem pelo bairro ordenando que as lojas fossem fechadas.

? Eles passaram gritando. Fecha, fecha! Não tive outra opção. Numa hora dessas, o desespero toma conta da gente, e como as demais lojas também fecharam as portas, eu preferi fechar e ir embora ? disse a funcionária de uma loja no Boulevard 28 de Setembro.

Segundo o comandante do 6º BPM (Tijuca), coronel Vinícius Mello, agentes foram chamados ao local e fizeram as apreensões. O policiamento foi reforçado na região, inclusive com policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque).

? Houve um confronto de manhã entre policiais da UPP do Morro dos Macacos e um criminoso veio a falecer. Por isso fizeram este ato ? disse o comandante do 6º BPM.

LEIA TAMBÉM:

Beltrame vê com naturalidade ajuda de moradores à delegacia

Governo planeja criar segurança privada no Centro do Rio