Cotidiano

Moradores de Foz e região podem aproveitar passeios na Itaipu “na faixa” durante as férias

Funcionários da Itaipu, PTI, Fundação Itaiguapy e Fibra têm o benefício, também estendido aos parentes de primeiro grau

Moradores de Foz e região podem aproveitar passeios na Itaipu “na faixa” durante as férias

É período de férias e descanso, mas muita gente ainda prefere deixar as viagens para depois por precaução devido à pandemia do coronavírus. Os moradores de Foz do Iguaçu e região e os servidores da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), da Fundação Itaiguapy e da Fibra podem aproveitar a gratuidade nos atrativos da usina de Itaipu para curtir este período “no quintal de casa”.

No momento, a segurança dos visitantes é a principal preocupação do Complexo Turístico Itaipu (CTI). Foram reforçadas as medidas de prevenção, como treinamento da equipe, aferição de temperatura, ocupação restrita, uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e distribuição de álcool em gel.

Atualmente, os visitantes têm três opções de passeios em funcionamento: diariamente, a Itaipu Panorâmica, o carro-chefe dos atrativos, que permite uma visão privilegiada da hidrelétrica. De terça-feira a domingo, o Refúgio Biológico Bela Vista e o Ecomuseu. Além da visita presencial, o museu oferece a possibilidade de um tour virtual, disponível nos sites da Itaipu (https://www.itaipu.gov.br/) e do Turismo Itaipu (https://www.turismoitaipu.com.br/).

Em período de normalidade, há também a Itaipu Especial, que permite ao visitante ir até “o coração” da usina. O passeio deve ser reaberto conforme houver a redução do número de casos de covid-19 em Foz do Iguaçu e das medidas restritivas determinadas por decretos estaduais e municipais.

A isenção nos ingressos é oferecida diariamente aos moradores dos municípios da região binacional e lindeiros ao Lago de Itaipu, com obrigatoriedade de apresentação de comprovante de residência recente e documento de identificação.

Aos servidores da Itaipu, PTI, Fundação Itaiguapy e Fibra, a gratuidade é estendida também aos seus familiares de primeiro grau, bastando que apresentem o crachá de identificação funcional ou comprovante de pagamento e, o familiar, um documento pessoal que comprove o parentesco.

É recomendado o agendamento dos passeios pelos telefones (45) 3576-7000 ou [email protected]. Mais informações no site: https://www.turismoitaipu.com.br/.

A operação e administração do Complexo Turístico Itaipu são feitas pelo Parque Tecnológico Itaipu, em um modelo de turismo sustentável, reconhecido e premiado.