Cotidiano

Moradores de Aleppo tentam salvar patrimônio a partir dos escombros

MIDEAST-CRISIS_ALEPPO-HERITAGE-G2S347DQB.1.jpg

ALEPPO – Numa praça cheia de escombros no entorno da antiga cidadela de Aleppo, trabalhadores estão começando a consertar os estragos de uma guerra que destruiu o patrimônio inestimável da cidade síria. Cerca de 20 voluntários classificam os escombros em Khan al-Gumruk, uma das zonas medievais do mercado aberto local, reunindo pedras de um arco caído para usá-las em sua restauração.

? Sou um filho deste distrito. Somos todos de Aleppo e nossa prioridade é trabalhar aqui. Estamos aqui há um mês, desde a saída dos combatentes ? disse Mohannad Hassari, 25 anos, que ajuda na recuperação do material destruído.

O braço cultural da rede de desenvolvimento Aga Khan, que anos atrás comandou um projeto de restauração da área, disse também estar avaliando reabilitar a área.

? Todo mundo sabe que estamos trabalhando sob circunstâncias difíceis ? afirmou Ali Esmaiel, chefe do setor cultural.MIDEAST-CRISIS_ALEPPO-HERITAGE-G2S3476S5.1.jpg

Segundo Maamoun Abdulkarim, diretor-geral de antiguidades da Síria, 30% da Cidade Velha sofreram “danos catastróficos” no conflito que terminou em dezembro com uma ofensiva total síria. Depois de sua primeira visita à cidade desde que os rebeldes foram forçados a se render, o funcionário disse à Reuters que estava trabalhando em um plano para salvar o que puder.

Aleppo é um dos grandes centros históricos do Oriente Médio. Sua antiga cidadela, as mesquitas medievais e os souks (mercados abertos) estão entre os mais nobres edifícios na região e são uma fonte de orgulho nacional ? e receitas para o turismo na Síria.

Hoje, o cheiro de queimado é sentido em todos os lugares da Cidade Velha ? debaixo de cúpulas derrubadas, o mercado aberto enegrecido, entre o vidro quebrado e as balas cobrindo o chão da famosa mesquita Umayyad. Seu minarete do século XI foi destruído por um bombardeio em 2013.MIDEAST-CRISIS_ALEPPO-HERITAGE-G2S347DQD.1.jpg

Sob os arcos dentro da mesquita, um homem de casaco e cachecol chora no escuro perto de uma capela. A cidadela, uma fortaleza em uma colina, fica no centro de Aleppo, acima da cidade. Foi controlada pelo governo, mas cercada por território rebelde. A área Sudoeste, perto da mesquita, é o lugar onde a Cidade Velha sofreu o maior dano.

Ambos os lados na guerra foram acusados de destruir ou danificar sítios históricos de cidades antigas, templos, mesquitas e castelos para os mais recentes relíquias do Império Otomano.

No Hotel Baron, onde ficaram Agatha Christie e T. E. Lawrence, os elegantes azulejos do saguão, a salão de fumo e o bar quase não são mais vistos no interior escuro. Os únicos hóspedes são três famílias de refugiados de distritos do Leste de Aleppo danificados pela guerra ? vivendo no quarto que uma vez que o rei Faisal, do Iraque, ocupou.MIDEAST-CRISIS_ALEPPO-HERITAGE-G2S347DQI.1.jpg

? A memória de Aleppo é muito simbólica ? disse Abdulkarim.