Policial

Moradores da região Norte pagam manutenção de viaturas da UPS

Atualmente, entre 30 e 40 pessoas contribuem mensalmente com o ?caixa?

Cascavel – Prestes a completar três anos em funcionamento, a UPS (Unidade Paraná Seguro) da Polícia Militar é unanimidade entre moradores da região Norte de Cascavel. Instalada em 19 de outubro de 2012, no Bairro Interlagos, a unidade, no entanto, se mantém em atividade com o apoio da população.

Para manter as viaturas circulando 24 horas por dia, moradores e comerciantes dos bairros que integram a área de atuação da UPS – Interlagos, Brazmadeira e Floresta – têm pagado para realizar a manutenção dos veículos. Atualmente, entre 30 e 40 pessoas contribuem mensalmente com o “caixa”.

“Hoje são cerca de 30 pessoas, entre moradores e comerciantes, que colaboram todo mês com uma quantia para a manutenção das viaturas. Há poucos dias gastamos cerca de R$ 1 mil em uma viatura que estava batida”, comenta o empresário Ivo Gluzezak.

Proprietário de uma loja de calçados, instalada no Bairro Floresta há 15 anos, Ivo é o responsável por administrar a ação. Segundo ele, comerciantes preferem tirar dinheiro do próprio bolso para realizar a manutenção de viaturas a esperar que os veículos sejam consertados pela própria corporação.

“Se uma viatura é baixada e vai para o batalhão, demora pelo menos 20 dias até que resolvam o problema e ela volte para a rua. Com esse caixa, levamos em uma oficina do bairro e em 20 minutos o problema está resolvido”, afirma o empresário.

A reportagem questionou a Polícia Militar se o fundo de manutenção de viaturas criado pela população é de conhecimento da corporação. No entanto, por meio de seu setor de Relações Públicas, o comando do 6º BPM (Batalhão de Polícia Militar) afirmou que não irá se pronunciar sobre o assunto.