Cotidiano

Moradores da Califórnia passam dois dias em abrigo para se proteger de represa

CALIFORNIA-DAM_

CALIFORNIA ? Moradores do norte da Califórnia, nos Estados Unidos, enfrentam o segundo dia consecutivo em abrigos para se proteger do risco de rompimento da barragem de Oroville. Na segunda-feira, cerca de 188 mil pessoas que vivem nas proximidades da represa tiveram que sair das suas casas após uma ordem de esvaziamento. Enquanto isso, engenheiros tentam reparar o buraco na barragem, que é a mais alta dos Estados Unidos.

O reparo precisa ser feito antes que novas tempestades atinjam a região, colocando a barragem sob o risco de rompimento. Operários trabalham para escorar um canal danificado e drenar o reservatório da represa. No entanto, autoridades ainda não dão previsão de quando os moradores poderão voltar para suas casas.

? Estamos fazendo tudo que podemos para deixar a represa no melhor estado para que as pessoas possam voltar e viver em segurança, sem medo. É difícil ? declarou o governador da Califórina, Jerry Brown, durante uma entrevista coletiva.

Brown enviou uma carta ao presidente dos EUA, Donald Trump, na segunda-feira. O governador pediu que o republicano emitisse uma declaração de emergência, o que liberaria assistência federal para as comunidades afetadas. Info – mapa represa Oroville

As autoridades disseram ter evitado uma catástrofe imediata, que poderia desencadear uma onda de altura equivalente à de um prédio de três andares correndo pelas cidades vizinhas. No entanto, alertaram que a situação continuava imprevisível.

A ordem de retirada atingiu 188 mil pessoas em Oroville, Yuba, Butte, Marysville e comunidades próximas. Centros de acolhimento foram montados em Chico, a cerca de 30 quilômetros de Oroville. As principais rodovias da região ficaram completamente congestionadas.Risco de rompimento de barragem força retirada de 180 mil pessoas na Califórnia

Moradora da região, Yolanda Davila, de 62 anos, está alojada no abrigo Silver Dollar Fairgrounds, um dos poucos que aceitam animais de estimação. Ela teve que sair de casa sem seus remédios e ração para cachorros na pressa de encontrar abrigo. A americana conta que áreas como Sacramento emitiram alertas de inundação antes, e acha que as autoridades deveriam ter avisado a população de Oroville com mais antecedência.

?Não tinham um plano, só sabíamos para ir em direção a Chico. Se eu tivesse sabido antes, teria indo para Bay Area ? contou Davila.

A represa de Oroville é a mais alta dos EUA, com 230 metros de altura, superando a represa Hoover por mais de 12 metros. Ela foi construída entre 1962 e 1968, e é a primeira emergência desse tipo. As cinco maiores represas do mundo