Cotidiano

Moody's será alvo de ação do Departamento de Justiça

2016 946489564-201610210703139716_AP.jpg_20161021.jpgNOVA YORK – A agência de avaliação de rating Moody’s informou, nesta sexta-feira, que o Departamento de Justiça dos EUA prepara uma ação civil contra a empresa, acusando-a de violar a legislação federal para o setor financeiro no período que precedeu à eclosão da crise dos subprime. A concorrente Standard&Poors já respondeu por acusações assemelhadas e pagou US$ 1,5 bilhão, no ano passado, para encerrar o caso.

A agência informa recebeu, no fim de setembro, uma carta na qual o Departamento de Justiça se prepara para acioná-la devido a ratings associados a ?títulos garantidos por hipotecas residenciais e obrigações de débitos colateralizadas? antes da crise de crédito de 2008. No caso da S&P, o Departamento de Justiça acusou a firma de fraudar investidores concedendo notas mais positivas que o merecido.

Na queixa contra a Moody´s, o Departamento de Justiça ainda pode ampliar o objeto da investigação para incluir ?teorias adicionais?, de acordo com a agência, que informou também que promotores de diversos estados indicaram que abriram queixas similares, apoiados nas legislações estaduais.

A cifra para a Moody´s fechar um acordo deve ser grande, mas, por outro lado, o Departamento de Justiça pode ter mais dificuldades na acusação do que teve contra a S&P. Isso porque a Moody´s teria uma política mais cuidadosa que a S&P para documentos, deixando menos rastros e apagando os e-mails rapidamente, por exemplo.

A informação sobre o processo é divulgada num momento em que as firmas de rating relatam lucros melhores que o esperado no terceiro trimestre. A A Moody´s informou que seu ganho avançou 10,2% no terceiro trimestre, para US$ 255,3 milhões.

O Departamento de Justiça não quis comentar o assunto.