Cotidiano

Moody's reduz rating da Odebrecht Engenharia

SÃO PAULO – A agência de classificação Moody’s cortou nesta segunda-feira que o rating global atribuído à Odebrecht Engenharia e Construção (OEC), para B3, de B2, e afirmou que a nota segue em revisão para possível rebaixamento adicional.

“O rebaixamento dos ratings reflete a percepção da Moody’s de aumento do risco de crédito para a OEC devido à evolução do perfil de liquidez da companhia e riscos reputacionais em meio às incertezas de negócios e um ambiente desfavorável para investimentos em infraestrutura na América Latina”, disse a agência.

Segundo a Moody’s, apesar da ampla experiência da Odebrecht em construção e do sólido histórico de execução em complexos projetos de engenharia, a vantagem competitiva da companhia tem sido gravemente impactada pelas atuais alegações de corrupção.

A OEC é controlada pela holding Odebrecht S.A., que é alvo da Lava Jato, operação que investiga o envolvimento da companhia num escândalo de corrupção envolvendo a Petrobras

“O prolongado processo de investigação resultou em enfraquecimento na confiança dos investidores e menor disponibilidade de financiamento para os projetos do grupo”, afirmou a avaliadora de riscos.

A Moody’s citou a queda de 11% no volume de projetos da OEC no primeiro trimestre, após já ter tido queda de 17% em 2015.

Esta redução mais recente no estoque de projetos foi acompanhada de um consumo de caixa de US$ 600 milhões, afirmou a agência, após ter tido uma redução de US$ 1,9 bilhão do caixa em 2015.

“O perfil de crédito e a posição de liquidez da companhia deterioraram até o primeiro trimestre de 2016 mais rápido que o antecipado pela Moody’s, e vemos um espaço limitado para recuperação da geração de caixa no restante deste ano”, disse a agência.