Cotidiano

Moody?s corta nota de crédito da Turquia para grau especulativo

2013 622614252-20130619152903868rts.jpg_20130619.jpgANKARA, TURQUIA – A agência de classificação de risco Moody?s rebaixou a nota de crédito soberano da Turquia para grau especulativo (junk), citando haver preocupação quanto ao estado de direito no país, após uma tentativa de golpe, riscos de financiamentos externos e economia em desaceleração.

A agência, que cortou a nota dos títulos de longo prazo do governo turco de ?Baa3? para ?Ba1?, manteve a perspectiva estável, explicando que a economia ?flexível? de US$ 720 bilhões e o sólido histórico fiscal atenuaram as pressões que o país enfrenta na balança de pagamentos.

A decisão da Moody?s vem em seguida a um rebaixamento de dois graus na nota de investimento da Turquia feito pela S&P, anunciado imediatamente após o golpe, em julho de 2016. A Fitch é agora a única dentre as principais agências de classificação de risco que mantém a Turquia com grau de investimento, avaliação que será revisada no início de 2017.

Turquia_2409

O presidente Recep Tayyip criticou as agências por agirem por motivações políticas. Ele acusou a S&P de tomar partido dos articuladores do gole depois da decisão tomada pela agência em julho.

O corte do grau de investimento pela Moody?s pode significar que a Turquia terá de pagar mais para tomar crédito no mercado internacional.

?Os fatores para o rebaixamento são o aumento nos riscos relacionados à considerável demanda em financiamento externo do país e ao enfraquecimento dos fundamentos de crédito previamente favoráveis, particularmente crescimento e confiança institucional?, disse a Moody?s em comunicado sobre a revisão da nota iniciada depois do golpe no país ter falhado. ?A resposta do governo à má-sucedida tentativa de golpe eleva as preocupações relacionadas à efetividade e à previsibilidade da política do governo e o estado de direito?.

PREVISÃO DE CRESCIMENTO MENOR

O vice-primeiro ministro Nurettin Canikli declarou que a Moody?s cegou seu olhar para as reformas e medidas que o governo tomou para impulsionar o crescimento e a poupança da Turquia.

?Apesar de todos os riscos globais e regionais, o ritmo de crescimento da economia da Turquia está entre os das cinco maiores economias?, disse ele em nota.

O produto interno bruto (PIB) do país desacelerou para 3,2% de crescimento no segundo trimestre de 2016. A Turquia pode cortar a meta oficial de 4,5% para este ano, à medida que o impacto da tentativa de golpe dá uma mordida na economia.

A Moody?s disse esperar que o PIB turco cresça em média 2,7% nos próximos três anos, em comparação com 5,5% nos cinco primeiros anos desta década.

A Turquia declarou estado de emergência após o golpe no país, e dezenas de milhares de funcionários públicos e soldados suspeitos de ligação com o clérigo islamita Fethullah Gulen ? que vive nos EUA e a quem o governo acusa de articular o golpe ? foram presos.

?As suspenções em larga escala no serviço público levantam dúvidas quanto a capacidade das instituições da Turquia fazerem progresso em legislar e implementar um programa de reforma?, disse a Moody?s.

As medidas tomadas contra negócios suspeitos de ligação com o movimento de Gulen podem prejudicar o crescimento porque aumentam as preocupações sobre a proteção ao investimento privado e ao ambiente de investimento em geral, segundo a agência.