Cotidiano

Monumento às Bandeiras e estátua de Borba Gato amanhecem pichados em SP

monumento.jpg

SÃO PAULO – O Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera, e a estátua de Borba Gato, em Santo Amaro, os dois bairros na Zona Sul da capital, foram pichados. Os vândalos usaram tintas das mesmas cores – rosa, verde e amarelo – nos dois monumentos. Na manhã desta sexta-feira, funcionários da prefeitura cuidavam da limpeza das duas obras, com uso de produtos específicos para remoção da tinta. Câmeras de monitoramento do trânsito podem ter registrado as ações dos pichadores.

Um dos cartões-postais da cidade, o Monumento às Bandeiras fica em frente ao Parque Ibirapuera e à Assembleia Legislativa. A obra, do escultor Victor Brecheret (1894-1955), é uma homenagem aos bandeirantes paulistas. Ele foi instalado em 1954. Com 50 metros de comprimento e 16 metros de altura, retrata índios, negros e brancos, integrantes das bandeiras sertanistas que, partindo de São Paulo no século XVII, desbravaram o interior do território brasileiro em busca de riquezas. Por causa do contigente que aparece puxando uma embarcação, a obra ficou conhecida pelos paulistanos como ?empurra-empurra? e ?deixa que eu empurro?.

Já ao redor da estátua de Borba Gato, na Avenida Santo Amaro, que também amanheceu colorido, os pichadores colocaram cascas de ovo. A estátua, um mosaico tridimensional com cerca de 13 metros de altura, é uma criação do escultor Julio Guerra (1912-2001). Foi entregue em 1963. Trajando roupas do século XVII, Borba Gato está em posição ereta, com o olhar perdido no horizonte e segurando um enorme trabuco em posição de descanso. O pedestal, revestido de granito rústico, mede aproximadamente 2 metros de altura.