Cotidiano

Monlevade fala sobre a conjuntura atual das políticas de formação

O Colégio Estadual Wilson Joffre realizou, na manhã de sábado (20), uma palestra sobre a Conjuntura Atual das Políticas de Formação e Financiamento dos Profissionais da Educação, com o professor doutor João Monlevade,  no auditório do Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira, que cedeu o espaço. O evento é mais uma etapa do Profuncionário (Programa de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Básica Pública), organizado pela instituição de ensino.

Conforme a diretora do Colégio Wilson Joffre, Edina Lopes Soares, Monlevade é um dos mentores desse projeto pelo Brasil, que capacita profissionais da educação por meio de palestras. “Agora chegou a vez de Cascavel recebê-lo”, relata. Participaram do evento funcionários do colégio, alunos do curso de formação de docentes, da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), APP-Sindicato e servidores do município.

A professora tutora Joceane Martins Pedroso, que auxiliou na logística do evento, lembra que mais de 90% dos profissionais do Paraná já passaram pelo Profuncionário. Segundo ela, a agenda do próximo sábado já está marcada e vai tratar sobre a atuação dos funcionários de escolas enquanto educadores e gestores. O Profuncionário foi implantado no Paraná em 2006.

O palestrante

O professor João Monlevade é sociólogo, mestre em Administração Escolar e doutor em Educação. Foi assessor do Senado na Comissão de Políticas de Financiamento para Educação e voluntário no MEC (Ministério da Educação) no campo das políticas de formação dos profissionais da área. Autor de várias obras sobre a temática tem apoiado também o trabalho da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) com suas reflexões e estudos, contribuindo com as conquistas dos trabalhadores do setor.