Cotidiano

'Mona Lisa do 3º Mundo' é libertada da prisão e voltará ao Afeganistão

20161026-080045.jpg ISLAMABAD ? A refugiada afegã de olhos verdes que foii imortalizada em uma capa da “National Geographic” em 1985 finalmente foi libertada da prisão, após dias detida sob acusações de usar documentos falsos no Paquistão. A informação foi divulgada por Steve McCurry, o célebre fotógrafo da imagem de Sharbat Gula, citando o embaixador afegão no Paquistão. Após 32 anos como refugiada, ela finalmente voltará ao seu país ? e, na sua chegada, receberá as chaves de uma casa nova em um encontro com o presidente afegão, Ashraf Ghani, em Cabul.

“Com grande prazer, anuncio que Sharbat Gula agora está livre dos problemas legais que sofreu nas últimas semanas. Ela logo estará livre também de um vida incerta como refugiada e fará seu caminho de volta ao seu país na segunda-feira, onde ainda é uma imagem querida e um ícone nacional. Ela se reunirá com o presidente Ashraf Ghani na sua chegada, para receber as boas-vindas e ajuda para seu reestabelecimento”, disse o embaixador afegão no Paquistão, Omar Zakhilwal, segundo o comunicado publicado na página oficial de McCurry.

Sharbat Gula foi presa por supostamente ser uma das milhares de pessoas que driblou o sistema de computadores do país para obter uma identidade falsa. O caso da mulher cujo rosto é mundialmente conhecido provocaou comoção em diversos países, e McCurry prometeu ajudá-la a ser absolvida. Ele contratou um advogado da região especializado em direitos humanos para cuidar do seu caso.

McCurry tirou a fotografia de Sharbat quando ela tinha apenas 12 anos e acabara de chegar a um campo de refugiados em Peshawar, no Paquistão. Ela era mais uma das pessoas que deixava sua vida para trás por causa dos violentos conflitos provocados pela ocupação soviética no Afeganistão. A imagem estampou uma icônica capa da revista ?National Geographic? em 1985 e lhe rendeu a Sharbat o apelido de “Mona Lisa do Terceiro Mundo”.

O fotógrafo manteve, ao longo de todos estes anos, esforços para obter informações sobre a vida de Sharbat. Em 2002, dezessete anos depois de tirar a icônica foto, McCurry reencontrou a afegã. Ela ainda vivia em um campo de refugiados ? mas desta vez na remota localidade de Nasir Bagh, que também fica no território paquistanês. A esta altura, ela já era casada e mãe de três filhas. Em uma nova foto, os seus expressivos olhos verdes mais uma vez foram capturados pelas lentes. E, então, o fotógrafo financiou o seu maior sonho: a viagem de peregrinação a Meca com a sua família.

O Paquistão realizou nos últimos meses uma grande campanha de verificação para descobrir os proprietários de documentos de identidade do país obtidos de forma fraudulenta. O país tem 1,4 milhão de afegãos registrados como refugiados, segundo a ONU ? e é a terceira nação com o maior número de pessoas asiladas no mundo.