Cotidiano

MoMA recebe doação de 102 obras de arte latino-americana

RIO ? Uma das mais importantes coleções de arte da América Latina, a Coleção Patricia Phelps de Cisneros acaba de fazer uma importante doação ao Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York: 102 obras, entre elas 44 de artistas brasileiros, como Hélio Oiticica, Lygia Clark e Lygia Pape. As obras se somarão a outras 40 doadas ao longo dos últimos 16 anos à instituição pelo casal venezuelano Patricia e Gustavo Cisneros. O MoMA também anunciou a criação do Instituto Patricia Phelps de Cisneros para o Estudo da Arte da América Latina, com foco em pesquisas curatoriais. O instituto deverá promover anualmente uma conferência internacional e produzir publicações sobre arte na América Latina. Links Museus

? É a maior doação que já tivemos – disse o diretor do museu, Glenn Lowry, em entrevista à revista “The Economist”. ? É a mais importante, e, em termos de tamanho, a maior.

Ainda segundo a revista inglesa, Patricia Cisneros ofereceu ao MoMA que escolhesse o que quisesse da sua coleção. Dessa forma, o museu pôde preencher lacunas de seu acervo.

? Tivemos que tomar cuidado para não duplicar obras que já tínhamos, para preencher vácuos onde éramos fracos e para acrescentar profundidade onde já éramos fortes ? disse Lowry à “Economist”.

A doação incui telas, esculturas e trabalhos sobre papel realizados entre 1940 e 1990 por 37 artistas trabalhando no Brasil, na Venezuela, na Argentina e no Uruguai. Entre os brasileiros, há obras ainda de Luiz Sacilotto, Ivan Serpa, Mira Schendel, Waldemar Cordeiro, Geraldo de Barros, Hercules Barsotti, Hermelindo Fiaminghi, Aluisio Carvão, Willys de Castro, Rubem Valentim e Franz Weissmann. A doação inclui trabalhos dos venezuelanos Jesús Rafael Soto, Carlos Cruz-Díez e Alejandro Otero e do argentino Tomás Maldonado, entre outros. Patricia Cisneros faz parte do Conselho Diretivo do MoMA há varias décadas e participa de várias comissões de aquisição e gestão, incluindo o Fundo Latino-americano e Caribenho, do qual ela é presidente e fundadora.